Castelo de Alfaiates no concelho do Sabugal requalificado reabre este sábado

A Câmara do Sabugal, no distrito da Guarda, realizou obras de reabilitação no Castelo de Alfaiates, criando condições para o monumento ficar visitável a partir deste sábado e ser um novo ponto de interesse turístico no concelho.

“É mais uma infraestrutura que temos disponível para os turistas que nos visitam nesta altura do ano. Criámos condições para termos mais um polo importantíssimo de visitação do território”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença.

O Castelo de Alfaiates estava encerrado há vários anos sem condições de ser visitado por falta de segurança. “A tutela nunca manifestou interesse em fazer a recuperação do monumento e o município mandou elaborar o projeto de reabilitação”, refere o autarca.

As obras foram iniciadas em 2020 com um investimento estimado em cerca de 400 mil euros, mas concluiu-se que a verba não seria suficiente para realizar todos os trabalhos.

“São obras muito complexas e só quando se iniciou a primeira fase é que se constatou que era preciso ir mais além. Parámos a obra e reformulámos o projeto. Lançámos outra empreitada e a obra ficou no total em cerca de 900 mil euros”, assinala Vítor Proença, que era vice-presidente na autarquia quando a intervenção foi iniciada.

O autarca salienta que a obra “está muito bem conseguida”. Consolidou-se toda a muralha, foi criada uma estrutura de acesso à Torre de Menagem e reabilitou-se todo o exterior.

“Neste momento é um bom anfiteatro para eventos e visitação. Criámos ainda um posto de turismo fora do Castelo, onde deverá estar alguém, não de forma permanente, mas pelo menos ao fim de semana e durante o verão para que as pessoas possam ser orientadas e divulgar o que existe no nosso território”, assinala o presidente da Câmara.

Vítor Proença lembra que nas proximidades se localiza Sacaparte (com uma igreja que foi um antigo centro de peregrinação e ruínas de um antigo convento) e que Alfaiates faz parte da rede de cinco Aldeias Medievais do concelho em conjunto com Sabugal, Sortelha, Vilar Maior e Vila do Touro.

Com a abertura do Castelo, a ideia da Câmara Municipal é criar um circuito turístico que integre o Castelo, a Igreja Matriz, a Capela da Misericórdia, Sacaparte e os miradouros de onde se avista a Barragem de Alfaiates.

O castelo de Alfaiates está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982. As obras de reabilitação são inauguradas no próximo sábado, ficando disponível a partir desse dia para visitas com entrada gratuita.

Segundo a Câmara do Sabugal, a localidade de Alfaiates foi uma fortificação decisiva na defesa da região durante a Guerra da Restauração e atingida durante os últimos combates da 3.ª invasão francesa, em 1811.

A povoação fez parte do reino leonês até finais do século XIII e, com a conquista da região, por Dom Dinis, e a assinatura do Tratado de Alcanizes, em 1297, passou a integrar o reino português, acrescenta a autarquia.


Conteúdo Recomendado