Carvalhinho e Biscaia protagonizam terceiro duelo em Manteigas

Atual Presidente da Câmara diz que não fez mais «devido à degradante situação financeira» que herdou do seu antecessor, que acusa o socialista de ter prometido muito e feito pouco. Esmeraldo Carvalhinho (PS) e José Manuel Biscaia (PSD) voltam a disputar a Câmara de Manteigas. O primeiro foi eleito há quatro anos, colocando um ponto […]

Atual Presidente da Câmara diz que não fez mais «devido à degradante situação financeira» que herdou do seu antecessor, que acusa o socialista de ter prometido muito e feito pouco.
Esmeraldo Carvalhinho (PS) e José Manuel Biscaia (PSD) voltam a disputar a Câmara de Manteigas. O primeiro foi eleito há quatro anos, colocando um ponto final a 16 anos consecutivos de domínio do segundo, que tinha ganho por um voto em 2005. Contra esta alternância apresenta-se Manuel Aldeia (CDU). O atual presidente do município recandidata-se porque «quatro anos é muito pouco tempo» para conseguir resultados. «Em Manteigas, mais tempo é necessário face ao estado de ruína em que a anterior gestão do PSD deixou o concelho», declara. Esmeraldo Carvalhinho destaca a instalação de empresas na antiga Sotave, a abertura do ninho de empresas, do Gabinete de Apoio Empresarial e do «crescimento da atração» turística, acrescentando que só não fez mais «devido à degradante situação financeira que herdei, com uma dívida de cerca de 7,5 milhões de euros». O desenvolvimento do turismo e a redução do desemprego serão as suas prioridades no próximo mandato. «Na antiga Sotave já foram cedidos 6.000 metros quadrados para instalações empresariais. Continuaremos a apoiar as empresas locais e a atrair novas», garante.
O candidato socialista também quer construir a «grande praça central da vila, com estacionamento subterrâneo, cujo espaço já adquirimos» e vai concluir a revisão do PDM. Os apoios sociais a idosos e famílias carenciadas são outras das suas prioridades, assim como as ajudas a estudantes e jovens empreendedores. O socialista diz-se «convicto» da vitória, pois «os manteiguenses não querem voltar a viver um passado vergonhoso de clientelas políticas, de compadrios oportunistas e má gestão». Por sua vez, José Manuel Biscaia concorre porque «as decisões do atual executivo não corresponderam ao que era desejável para o concelho». Na sua opinião, Manteigas terá «tudo a ganhar se me eleger presidente», lugar que ocupou durante quatro mandatos. Além desta «experiência», o social-democrata invoca também a sua «total disponibilidade» para dar «novo fôlego» a um concelho que «perdeu quatro anos» porque a maioria PS «concretizou menos de cinco por cento do programado».
José Manuel Biscaia quer construir o Centro de Energias Renováveis e desenvolver o ninho de empresas em parceria com a UBI e o IPG. Aposta também na reabilitação urbana, sobretudo no centro histórico, para recuperar imóveis degradados e dinamizar empresas locais de construção civil. O cabeça-de-lista do PSD vai manter as medidas em vigor de proteção social a idosos e as bolsas de estudo para os jovens, «que, depois de formados, poderão estagiar na Câmara». Apesar de dizer que «a maré está baixa em termos financeiros», o candidato conta também lutar pela construção dos túneis da Serra da Estrela e espera «juntar a esta causa» os municípios da Guarda, Viseu, Castelo Branco, Covilhã e Seia. Também José Manuel Biscaia acredita ter condições para ganhar estas eleições, mas pela «desilusão dos manteiguenses».
Já Manuel Aldeia quer «acabar com a alternância de PS e PSD na Câmara, que não contribui para a resolução dos problemas do concelho». O candidato da CDU afirma que neste mandato foram criadas «muitas expetativas e a realidade está à vista, com apenas um ou dois projetos concretizados», pelo que espera que os eleitores façam «uma escolha inteligente e apostem noutros protagonistas». Se for eleito, Manuel Aldeia, que também está nas listas à Assembleia Municipal (AM) e à Junta de S. Pedro, pretende reabilitar imóveis e dinamizar «social e culturalmente» o centro histórico. Outras prioridades são requalificar o ribeiro da vila, melhorar as ligações à rede de expressos e implementar uma política de turismo «articulada que divulgue os nossos recursos paisagísticos, os trilhos e a montanha». O cabeça-de-lista, que concorre pela primeira vez à Câmara, considera que o potencial hídrico do concelho é «o grande “cluster”» do município e defende mais apoios para quem crie postos de trabalho, «sobretudo na área das energias limpas». O seu objetivo é eleger um vereador e aumentar a votação da CDU no mais pequeno concelho do distrito.

Conteúdo Recomendado