Carlos Carvalho eleito para a direcção dos Geoparques Europeus da UNESCO

A 39º Assembleia da Comissão de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques decorreu na República da Irlanda, no Geoparque de Burren & Cliffs of Moher.

Durante esta Assembleia foram eleitos os corpos diretivos para o biénio 2017-2018. Carlos Neto de Carvalho, coordenador científico do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO, co-fundador e coordenador do projeto de geoparque na Beira Baixa desde 2004, foi eleito para a Comissão Diretiva, como resultado de 10 anos de trabalho intenso para a região e em representação desta na Rede Mundial de Geoparques.

Com a aprovação do Programa para as Geociências e Geoparques pela UNESCO, os Geoparques passaram a ter o mais elevado estatuto de reconhecimento internacional, a par do Património da Humanidade e das Reservas da Biosfera. No entanto, a grande diferença entre os Geoparques e os outros programas UNESCO é a de que os geoparques são iniciativas despoletadas a nível local, que procuram reforçar a identidade local num mundo cada vez mais globalizado. Os Geoparques têm como objectivo contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios através de uma aposta em formas de diversificação e dinamização das economias locais, que passam pelo Turismo, pelas indústrias ligadas à Ciência e Tecnologia, às indústrias criativas e pela educação para a cidadania. A valorização do território assenta no Património Geológico reconhecido internacionalmente que testemunha episódios-chave da história da Terra. O Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO, o primeiro geoparque português reconhecido em 2006, possui uma das histórias geológicas mais ancestrais da Península Ibérica, com paisagens que guardam vestígios de processos geológicos com mais de 600 milhões de anos. A maior área classificada do país, com mais de 5000 km2, tem a gestão da Naturtejo, EIM e dos municípios que a constituem, que são Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. As sinergias criadas permitem posicionar o Geopark Naturtejo numa rede de cooperação internacional entre regiões rurais, que na Europa é atualmente composta por 69 geoparques, sendo 120 os territórios reconhecidos pela UNESCO por todo o mundo.

Carlos Neto de Carvalho é geólogo, coordenador científico do Geopark Naturtejo, técnico do Município de Idanha-a-Nova, investigador do Instituto D. Luiz da Universidade de Lisboa e dirigente da Associação de Estudos do Alto Tejo. Com mais de 250 trabalhos científicos e de divulgação publicados em revistas da especialidade, nacionais e internacionais, ao longo de quase duas décadas se tem especializado na evolução do comportamento animal descrito no registo fóssil, assim como na geodiversidade e património geológico da região da Beira Baixa. Desde 2014 que colabora com a UNESCO como especialista em Geoparques na avaliação de novas candidaturas e na revalidação do estatuto de Geoparque, na Europa, Ásia e América Central.


Conteúdo Recomendado