Candidaturas para fornecimento de frutas e produtos hortícolas às escolas

Apresentação pelos municípios Está a decorrer, até dia 9 deste mês, o prazo para apresentação no IFAP de candidaturas municipais para o fornecimento gratuito de frutas e produtos hortícolas frescos às escolas do Ensino Básico do País. A Associação Distrital dos Agricultores da Guarda (ADAG) chama a atenção para o novo programa comunitário, co-financiado a […]

Apresentação pelos municípios

Está a decorrer, até dia 9 deste mês, o prazo para apresentação no IFAP de candidaturas municipais para o fornecimento gratuito de frutas e produtos hortícolas frescos às escolas do Ensino Básico do País.

A Associação Distrital dos Agricultores da Guarda (ADAG) chama a atenção para o novo programa comunitário, co-financiado a 50 ou a 75 por cento consoante a região, “destinado a promover hábitos alimentares saudáveis para já nas crianças das faixas etárias (dos 6 aos 10 anos) que frequentam o Ensino Básico”.

As candidaturas ao respectivo fornecimento de frutas e hortícolas são da responsabilidade das câmaras municipais que, para isso, “devem ser financiadas integralmente pelo Governo”.

Considerando que ainda se vive um período de transição dos executivos municipais, a ADAG defende que “é conveniente que o IFAP [Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas] prorrogue esse mesmo prazo até final de Novembro”.

A Associação Distrital dos Agricultores apela, de resto, aos municípios para que dêem “toda a prioridade ao consumo de hortofrutícolas locais/regionais e à produção de base familiar”, sublinhando que “dessa forma também se pode promover a ligação das escolas ao meio envolvente”.


Conteúdo Recomendado