Candidato da CDU defende serviços de saúde de proximidade nas aldeias da Guarda

O candidato da CDU à Câmara da Guarda, Mário Triunfante Martins, defende a criação de serviços de saúde de proximidade nas freguesias rurais do concelho. Mário Triunfante Martins disse esta quinta-feira à Lusa, durante uma ação de campanha realizada na freguesia de Gonçalo, que a sua proposta prevê a criação de núcleos nas freguesias rurais […]

O candidato da CDU à Câmara da Guarda, Mário Triunfante Martins, defende a criação de serviços de saúde de proximidade nas freguesias rurais do concelho.
Mário Triunfante Martins disse esta quinta-feira à Lusa, durante uma ação de campanha realizada na freguesia de Gonçalo, que a sua proposta prevê a criação de núcleos nas freguesias rurais para prestação de serviços de saúde, em determinados dias da semana, para que “as pessoas pudessem ser atendidas o mais próximo de casa possível”. “É isso que deve acontecer. Os serviços também devem deslocar-se às aldeias. Isso pode ser feito abrindo [um posto de saúde] apenas dois dias por semana, por exemplo, e deslocando-se os médicos” até junto dos utentes que vivem fora da cidade da Guarda, declarou. O cabeça-de-lista da CDU lembrou que o plano de descentralização dos serviços de saúde pelo concelho implicava a existência de “médicos de família e enfermeiros em quantidade suficiente”. “Tem de haver dinheiro para aplicar nas coisas fundamentais e a saúde é fundamental. E, uma das especificidades do Serviço Nacional de Saúde é, precisamente, a saúde de proximidade”, lembrou. Com a descentralização dos serviços de saúde pelo território do município da Guarda, Mário Triunfante Martins lembrou que seriam evitadas as deslocações dos residentes nas povoações rurais, “muitos deles idosos, sem posses financeiras e sem transportes”, para o hospital ou para o centro de saúde localizado na sede concelhia. Se for eleito presidente da autarquia da Guarda, o candidato promete defender a aplicação da medida, por reconhecer que os candidatos da CDU não devem “obediência ao Governo central”. “Por isso, é muito importante que a CDU esteja na câmara, porque é a única força que está livre, de mãos livres e limpas para poder bater-se pela Guarda e pela região”, concluiu. Além de Mário Triunfante Martins, concorrem à Câmara da Guarda os candidatos José Martins Igreja (PS), Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), Marco Loureiro (BE) e Eduardo Espírito Santo (PCTP/MRPP).

Conteúdo Recomendado