Campeonato de Portugal de Perícias apresentado na Guarda

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting apresentou ontem, na Guarda, a época 2019 do novo Campeonato de Portugal de Perícias, que começa já no próximo fim de semana.

A apresentação decorreu no Café Concerto no Teatro Municipal da Guarda, com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Ni Amorim, e o coordenador desportivo da FPAK, Paulo Magalhães.

A Associação Team Baia, o Clube Automóvel da Régua, o Clube Escape Livre e o Guarda Unida Desportiva Clube foram os clubes que marcaram presença nesta sessão e apresentaram as suas provas a uma plateia que incluiu representantes de vários organismos e câmaras municipais. Entre eles, Figueira de Castelo Rodrigo, município pioneiro na organização de provas de perícia na região da Guarda, e que com o Clube Escape Livre transformou o Slalom de Castelo Rodrigo na referência da modalidade.

Também Carlos Monteiro, já na sua nova função de Presidente da Câmara Municipal da Guarda, não deixou de marcar presença e agradecer o contributo do Escape Livre e dos clubes da região na dinamização e divulgação da região através do desporto automóvel.

O novo campeonato é composto por 17 provas de perícia pelo país, duas delas sob responsabilidade do Clube Escape Livre. No dia 20 de julho, o XXI Slalom Castelo Rodrigo, e no dia 21, a Grande Perícia Automóvel Figueira Castelo Rodrigo integram o Campeonato de Portugal e o Troféu Raiano de Perícia/Slalom.

O distrito da Guarda está, aliás, bem representado neste calendário, com provas igualmente em Foz Côa, Meda e Guarda, sendo que esta prova marca o encerramento da época 2019, a 29 de setembro. Já o arranque do campeonato é neste fim de semana, a 14 de abril, com a 1ª Perícia Cereja do Fundão, organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

Na apresentação, Ni Amorim, Presidente da FPAK, começou por referir que “o Campeonato de Portugal de Perícias é o terceiro lançado no último ano e dez meses, após os campeonatos de Trial e de Drift, seguindo-se ainda o campeonato de Arranque. Este Campeonato de Perícias está distribuído do ponto de vista geográfico de uma forma que me parece interessante, pois cerca de 80 por cento das provas têm lugar no Interior, uma lacuna que se vai colmatar nesta região.”

O responsável acrescentou ainda que “foi com agrado que a Federação decidiu apresentar este novo campeonato na Guarda, onde tem o seu associado Clube Escape Livre, um clube antigo, dinâmico, tem iniciativa, organiza as galas anuais de homenagem aos pilotos há muitos anos, e que tomou a iniciativa para esta apresentação na Guarda”.

Já Luis Celínio destacou: “A FPAK tem vindo a desenvolver um bom trabalho e de crescente proximidade com os clubes, e isso reflete-se também no facto de ter aceite o nosso desafio para apresentar na Guarda o novo campeonato. Congratulamo-nos com esta postura e acompanharemos a FPAK no lançamento e consolidação do Campeonato de Portugal de Perícias”.


Conteúdo Recomendado