Campanha retirou lixo acumulado na área do Parque Natural da Serra da Estrela

A campanha denominada “Por uma estrela mais limpa e saudável” durou uma semana e contou com a participação de 409 pessoas. Pneus, eletrodomésticos, mobiliário, latas, restos de trenós, garrafas de vidro e de plástico, foram alguns dos objetos recolhidos durante uma mega ação de limpeza que hoje terminou na área do Parque Natural da Serra […]

A campanha denominada “Por uma estrela mais limpa e saudável” durou uma semana e contou com a participação de 409 pessoas.

Pneus, eletrodomésticos, mobiliário, latas, restos de trenós, garrafas de vidro e de plástico, foram alguns dos objetos recolhidos durante uma mega ação de limpeza que hoje terminou na área do Parque Natural da Serra Estrela (PNSE). A operação de limpeza, que contou com a participação de 409 pessoas, entre funcionários de Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, clubes de montanhismo, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e de empresas da região, foi realizada com o objetivo de melhorar a imagem daquela área protegida. A campanha denominada “Por uma estrela mais limpa e saudável” começou na segunda-feira e terminou na sexta-feira, por iniciativa do ICNF. Fonte do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro disse à agência Lusa que o lixo recolhido “ainda não foi quantificado”, mas o balanço da atividade é “bastante positivo”.
Explicou que foram reunidos 157 sacos de plástico (com capacidade de 100 litros) com lixo doméstico (latas, garrafas de plástico e de vidro, papéis, sacos de plástico, restos de trenós), bem como vários eletrodomésticos, mobiliário plástico e de madeira e cerca de 90 pneus.
Durante a iniciativa foram ainda identificadas cinco carcaças de automóveis, em três locais da Serra da Estrela, mas por falta de meios não foram retiradas, estando essa operação reservada para ocorrer nos meses de setembro ou outubro, segundo a fonte. No concelho de Celorico da Beira foi detetado um local com resíduos de entulho de obras de construção civil, que foram enterrados numa vala e cobertos com terra vegetal, seguindo-se a sua florestação com árvores que vão ser cedidas pelo PNSE. Com esta grande ação de recolha de lixo, o ICNF, para além de melhorar a imagem global da área protegida, também pretendeu “sensibilizar as pessoas para que não deixem o lixo na Serra da Estrela” quando a visitam. “Se as pessoas se habituarem a ter amor pelo espaço, trazem o lixo para as zonas urbanas e mantêm esta área protegida mais agradável, porque ninguém gosta de passear junto ao lixo”, disse a mesma fonte. A campanha, que começou na segunda-feira na zona da Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela, abrangeu outras áreas do PNSE pertencentes aos concelhos de Covilhã, Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Seia e Manteigas.


Conteúdo Recomendado