Campanha de apadrinhamento de gamos e veados no Parque Ecológico de Gouveia

O município de Gouveia está a promover uma campanha de apadrinhamento de duas crias de veado, que nasceram em 15 de junho, e de duas crias de gamos, que nasceram em 02 de julho, no Parque Ecológico.

“Ainda sem nome, nem identificação do sexo, estes filhotes procuram um padrinho ou madrinha que os queiram conhecer, escolher o seu nome e contribuir para a melhoria do bem-estar do animal escolhido. Não sendo possível ainda determinar o sexo dos animais, cada padrinho deverá contribuir com dois nomes, um feminino e outro masculino. Quando for possível determinar o género de animal apadrinhado, o padrinho será convidado a batizar definitivamente o animal ‘afilhado’”, refere a autarquia de Gouveia.

A campanha de apadrinhamento decorre até ao dia 15 de agosto e o município apenas aceita padrinhos/madrinhas que tenham idades entre os 03 e os 12 anos.

Parque Ecológico de Gouveia

Criado em 1999 pelo Município de Gouveia, o Parque Ecológico está implantado numa área total de 6 hectares.

O objetivo deste espaço é a sensibilização e a educação ambiental, valorizando os aspectos didácticos através das ferramentas naturais, nomeadamente fauna e flora, fomentando ainda a percepção do visitante, não tanto para a mera exposição dos animais, mas sobretudo para o entendimento da relação da espécie animal com o seu habitat natural.

Para além da flora ali existente, muita dela presente nos diferentes ecossistemas existentes na Serra da Estrela, existem também mamíferos e aves autóctones, bem como algumas espécies exóticas.

Como tal, durante a visita, os visitantes podem observar o javali, bem como gamos, veados e uma coleção impressionante de outros mamíferos, aves e répteis.

Os interessados devem contactar o Parque Ecológico através dos seguintes contactos: 238 08 39 30/ 96 17 30 877 ou parque.ecologico@cm-gouveia.pt.


Conteúdo Recomendado