Caminhada “Em Busca dos Pirilampos” em Alcongosta (Fundão)

A atividade terá início às 18h00, junto da Casa do Guarda de Alcongosta, com a colocação do pirilampo e seguindo-se a caminhada até ao alto do Cavalinho, regressando ao ponto de partida para visitar a instalação artística.

No sábado, dia 30 de julho, terá início junto da Casa do Guarda de Alcongosta, no concelho do Fundão, a caminhada e performance artística “Em Busca dos Pirilampos”, que “alia a arte contemporânea à paisagem natural”.


Trata-se de uma organização dos Caminheiros da Gardunha, com o apoio do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Alcongosta e Agência de Desenvolvimento GARDUNHA 21, que procura “chamar a atenção para a degradação da biodiversidade pela intervenção humana”.


Esta iniciativa, em parceria com o PES – Projeto Entre Serras, teve início em 2017, e consiste na instalação de luzes que imitam pirilampos na Serra da Gardunha, pelo artista francês Erik Samakh. Estas pequenas luzes, alimentadas por energia solar, representam o “pulsar de pirilampos durante a noite, criando lugares poéticos e proporcionando aos visitantes uma nova experiência de integração com o meio envolvente”.


A organização refere que a atividade terá início às 18h00, junto da Casa do Guarda de Alcongosta, com a colocação do pirilampo e seguindo-se a caminhada até ao alto do Cavalinho, regressando ao ponto de partida para visitar a instalação artística.


Conteúdo Recomendado