Câmara da Guarda promove encontro concelhio de Encomendação das Almas

Segundo o Núcleo de Animação Cultural (NAC) da Câmara Municipal da Guarda, responsável pela organização do evento que já vai na oitava edição, a iniciativa envolve 180 pessoas. Oito coletividades do concelho da Guarda participam, na noite de sábado, na Guarda-Gare, num encontro de “Encomendação das Almas”, promovido pela Câmara Municipal, com o objetivo de […]

Segundo o Núcleo de Animação Cultural (NAC) da Câmara Municipal da Guarda, responsável pela organização do evento que já vai na oitava edição, a iniciativa envolve 180 pessoas.
Oito coletividades do concelho da Guarda participam, na noite de sábado, na Guarda-Gare, num encontro de “Encomendação das Almas”, promovido pela Câmara Municipal, com o objetivo de incentivar a continuidade daquela tradição da Quaresma. Segundo o Núcleo de Animação Cultural (NAC) da Câmara Municipal da Guarda, responsável pela organização do evento que já vai na oitava edição, a iniciativa envolve 180 pessoas. A “Encomendação das Almas” é uma manifestação popular de caráter religioso em que um grupo de pessoas sai à rua, na altura da Quaresma, durante a noite, rezando e cantando pelas almas dos mortos. «Pelo oitavo ano consecutivo, o NAC da Câmara Municipal da Guarda, em colaboração com o Grupo de Cantares ‘A Mensagem’ de São Miguel, organiza a atividade que teima em não deixar esquecer a tradição de ‘Encomendar as Almas’», refere a organização. O evento terá início, pelas 21:15 de sábado na Igreja de São Miguel da Guarda. Participam na iniciativa os grupos de Encomendação das Almas da Faia, de Famalicão da Serra, da Castanheira, do Marmeleiro, “Vozes da Quinta” (Quinta de Gonçalo Martins e Benespera) e os grupos de cantares “A Mensagem” (São Miguel), “Camponeses de Aldeia do Bispo” e da Sequeira (Guarda). O oitavo encontro de “Encomendação das Almas” do concelho da Guarda culmina com um concerto de Páscoa pelo Grupo Coral Pedras Vivas. O primeiro encontro concelhio realizou-se em 2006 na freguesia de Aldeia do Bispo, com a participação de sete coletividades.

Conteúdo Recomendado