Estas entidades receberam ontem, dia 11 de junho, a primeira tranche que corresponde a 50% do valor total.
Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, referiu que “no que diz respeito aos Bombeiros Voluntários do concelho este ano, aumentámos os apoios ordinários, num crescimento percentual de cerca de 6% em relação ao ano anterior no valor total de cerca de 112 mil euros e continuamos a garantir, ano após ano, o financiamento das nossas oito Equipas de Intervenção Permanente (EIP), num esforço orçamental municipal enorme que ultrapassa os 400 mil euros anuais”.
O autarca realçou que “o dispositivo de combate a incêndios que aqui apresentamos para 2025 não é apenas um conjunto de meios. É o resultado de uma estratégia coerente, de um trabalho partilhado, e de uma vontade firme de proteger o nosso território e as nossas gentes”. Ainda neste âmbito, foram assinados Protocolos de Parceria com a AcriGuarda, a Associação Floresta Viva de Fernão Joanes, equipa de sapadores Florestais da Junta de Freguesia de Valhelhas e, pela primeira vez, com a JuveBombeiro do distrito da Guarda, com vista a promover a educação para a proteção civil junto dos mais jovens e incentivando o voluntariado e a cidadania ativa.
A anteceder a cerimónia foi realizada na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço a reunião municipal com todas as forças pertencentes ao dispositivo contra incêndios do concelho da Guarda.