Câmara da Guarda inaugurou Espaço Empresa

Trata-se de um balcão único de vertente empresarial conta com o envolvimento de 26 entidades da administração pública central e regional.

O secretário de Estado da Economia, João Correia Neves inaugurou hoje, dia 10, o Espaço Empresa da Guarda. A cerimónia decorreu ao final da manhã, seguindo-se depois um almoço com os empresários.


Este novo espaço de apoio ao empreendedor, ao investidor e ao empresário localiza-se no edifício da Câmara Municipal da Guarda e resulta de uma parceria da Câmara da Guarda com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa e a AICEP – Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal.


O presidente do município, Carlos Monteiro, realçou durante o seu discurso, outras entidades “como a delegação da Guarda da Ordem dos Advogados, que no seguimento do acordo de cooperação estabelecido, presta apoio jurídico aos empresários interessados, tendo em conta as novas legislações”. O edil destacou ainda que este este espaço surgiu numa altura [Pandemia de Covid-19], em que era “urgente e necessário ajudar os empresários” e por isso este espaço iniciou a sua atividade antes da inauguração oficial. Mas foi esta nova realidade que mobilizou o início da prestação de serviços de apoio aos empresários e investidores por forma a disseminar as informações mais diversas que minimizassem os efeitos do confinamento e preparassem os empresários para a retoma das suas atividades. Acrescentou ainda a importância do Instituto Politécnico da Guarda na “formação de profissionais altamente qualificados.”

O novo Espaço Empresa pretende uma “maior proximidade aos empresários e fomentar o investimento”, defendeu o autarca.

O secretário de Estado da Economia, João Correia Neves realçou a importância deste espaço que é “um sinal que todos damos, do lado do Estado Central e do lado das Autarquias Locais, para que possamos todos, em conjunto, enfrentar esta crise”.


Trata-se de um balcão único de vertente empresarial conta com o envolvimento de 26 entidades da administração pública central e regional da área da Justiça, Turismo, Administração Interna, Segurança Social, Trabalho, Ambiente, Agricultura, Mar, Planeamento e Infraestruturas, entre outros.

Os serviços disponíveis são:

1) Informação, apoio e aconselhamento empresarial:
– Sobre processos de licenciamento municipal, isenções de taxas – taxas municipais de operações urbanísticas, IMI, IMT;
– Informação sobre localização (rede de infraestruturas de acolhimento empresarial) e acessibilidades;
– Apoio técnico a eventos empresariais;

2) Atendimento presencial e digital assistido:
– Criação de Chave Móvel Digital;
– Pedido de certidão permanente;
– Pedido de certificado de admissibilidade online;
– Constituição de Empresa Online.

Para mais informações AQUI.


Conteúdo Recomendado