Câmara da Guarda distribui 240 mil euros pelo movimento associativo em 2016

O presidente da Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que no próximo ano a autarquia vai aumentar em 20% os apoios a atribuir às associações culturais, desportivas e sociais do concelho para um valor de 240 mil euros.

“Em 2016 nós aumentamos 20% essa dotação para o mundo associativo [associações culturais, desportivas e sociais]. Em relação a três associações que têm uma especificidade muito própria, as três associações dos bombeiros voluntários [Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra], nós aumentamos praticamente para o triplo”, disse hoje Álvaro Amaro à agência Lusa.

O presidente da autarquia da Guarda entregou, na segunda-feira, a terceira parcela de apoios a associações do concelho, no valor de 78 mil euros, no âmbito do novo regulamento da atribuição de apoios às coletividades locais, que em 2015 permitiu conceder um total de 220 mil euros.

“Como eu tive oportunidade de dizer no ano passado, nós iríamos aumentar substancialmente essa dotação depois de limparmos todo aquele ‘stock’ de dívida que herdámos. Nós não pudemos andar a pagar dívidas e a atribuir apoios, porque não era possível”, justifica o autarca, que anuncia para 2016 uma verba global de 240 mil euros para 45 coletividades da área cultural, 17 de cariz desportivo e quatro de âmbito social.

Em relação às três corporações de bombeiros do concelho, que este ano receberam apoios no valor global de 17.500 euros, Álvaro Amaro avançou que no próximo ano irão ser contempladas com um apoio total de 52.500 euros.

Este ano a autarquia da Guarda entregou os apoios às coletividades em três fases, duas de 25% e uma de 50%, mas em 2016 haverá apenas duas de 50%, uma a realizar em junho e outra em dezembro.

“Esta relação permite que façamos as coisas de uma maneira muito clara. Clara na atribuição dos apoios correntes neste valor e clara depois na decisão do município em relação a eventos de caráter extraordinário”, admitiu, lembrando que serão ainda atribuídas verbas para “meia dúzia” de atividades específicas a realizar em colaboração com as coletividades.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda referiu que o município pretende “uma cooperação cada vez mais forte” com o mundo associativo local.

Ao fim do primeiro ano de funcionamento do novo regulamento da atribuição de apoios às coletividades locais, o responsável reconhece que os resultados são positivos.

“O resultado teórico é globalmente positivo”, assumiu Álvaro Amaro, embora aponte que o resultado final só possa ser apurado mais tarde, quando as instituições apresentarem o relatório com as atividades desenvolvidas ao longo do ano.


Conteúdo Recomendado