A proposta de atribuição de condecorações de reconhecimento público foi aprovada por unanimidade na reunião de hoje do executivo municipal da Guarda liderado pelo autarca social-democrata.
Segundo Álvaro Amaro, a autarquia atribui as distinções, ao abrigo do Regulamento Municipal de Condecorações que prevê que se distingam, “considerando o significativo contributo no campo autárquico, nos vários ramos das ciências, na atividade cultural e desportiva, económica, humanitária ou outras de notável importância e de cujos atos produzam assinaláveis benefícios para a cidade e ou para o concelho, personalidades, instituições e empresas, merecedoras de enaltecimento e especial reconhecimento”.
A autarquia vai galardoar a empresa Dura Automotive (uma multinacional alemã de componentes elétricos para automóveis, que se instalou na freguesia de Vila Cortez do Mondego, em 1998), o emigrante e empresário em França Jean Pina e o artesão Mateus Filipe Miragaia, considerado “o único fazedor de tesouras de tosquia do país”.
Serão também agraciadas duas instituições que atuam nas áreas da solidariedade social e da saúde: a ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento (instituição particular de solidariedade social, fundada em dezembro de 1989) e a Casa de Saúde Bento Menni (iniciou a atividade em abril de 1994 e é gerida pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus).
No Dia da Cidade, as medalhas municipais de mérito serão ainda atribuídas ao professor José Paulos (professor de Educação Física e fundador da Associação de Atletismo da Guarda, do Núcleo de Atletismo da Guarda, do Clube Guarda Basket, das associações locais de Tiro com Arco e de Ténis de Mesa) e à Tuna Académica da Guarda – Copituna d’Oppidana (criada em novembro de 1995).
Naquele dia, a autarquia também irá receber a primeira Chave de Ouro da cidade, que o seu presidente depositará “em local adequado da cidade da Guarda”.
A cerimónia de atribuição das medalhas e da Chave de Ouro vai decorrer pelas 10:45 de sexta-feira, na sessão solene comemorativa do 816.º aniversário da cidade, a realizar na Sala António de Almeida Santos, no edifício da Câmara Municipal.
Na sexta-feira, a Câmara Municipal da Guarda assinala a atribuição, a 27 de novembro de 1199, pelo Rei Dom Sancho I, da Carta de Foral, documento que marcou o nascimento da cidade mais alta do país.