Câmara da Guarda atribui doze medalhas de mérito municipal no Dia da Cidade

A Câmara Municipal da Guarda vai agraciar o neurocientista Rui Costa e o diretor-geral das Artes Américo Rodrigues.

A Câmara da Guarda vai atribuir, no Dia da Cidade, que se assinala na quarta-feira, medalhas de mérito municipal a 10 personalidades, a uma instituição e a uma empresa do concelho, foi hoje anunciado.

A proposta de atribuição das distinções municipais, apresentada pelo presidente da autarquia, Carlos Chaves Monteiro, na reunião de hoje do executivo municipal, foi aprovada por unanimidade.

Naquele dia, a Câmara Municipal da Guarda vai agraciar o neurocientista Rui Costa e o diretor-geral das Artes Américo Rodrigues.

A autarquia irá também homenagear os professores universitários Valentin Cabero (Universidade de Salamanca, Espanha) e Rui Jacinto (Universidade de Coimbra), que são membros da comissão executiva do Centro de Estudos Ibéricos, Daniel Vendeiro (ex-presidente da Junta de Freguesia de Fernão Joanes e dinamizador do associativismo juvenil), Joaquim Venâncio (artesão de cestaria de castanho de Famalicão da Serra), Armando Gil (antigo comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda e dirigente desportivo), João Casanova e Diogo Libânio (médicos oncologistas) e Susana Xavier (médica pediatra).

Na lista de galardoados estão ainda a Casa do Bom Café (uma empresa de comércio tradicional com mais de 100 anos de atividade) e o Clube Escape Livre (que promove a região da Guarda através do automóvel).

As 12 distinções são atribuídas ao abrigo do Regulamento Municipal de Condecorações do Município da Guarda, “considerando o significativo contributo no campo autárquico, nos vários ramos das ciências, na atividade cultural e desportiva, económica, humanitária ou outras de notável importância e de cujos atos produzam assinaláveis benefícios para a cidade e ou para o concelho, personalidades e instituições, merecedoras de enaltecimento e especial reconhecimento”.

A proposta hoje aprovada inclui ainda a atribuição de medalhas de excelência e dedicação a 21 trabalhadores do município.

As distinções serão entregues na sessão solene comemorativa do 820.º aniversário da cidade da Guarda, que terá lugar nos Paços do Concelho, pelas 10:45 de quarta-feira, e que contará com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, segundo a autarquia.

Naquele dia, a Câmara Municipal da Guarda assinala a atribuição, em 27 de novembro de 1199, pelo Rei Dom Sancho I, da Carta de Foral, documento que marcou o nascimento da cidade mais alta do país.


Conteúdo Recomendado