Câmara da Guarda apresentou Ciclo de Festivais de Cultura Popular

A novidade deste ano é a criação de um Passaporte dos Festivais de Cultura Popular, que permite aos participantes habilitarem-se a ganhar um dos três prémios que serão sorteados pelo Município no final do Ciclo de Festivais.

A Associação Cultural e Recreativa de Vila Mendo recebeu ontem, a apresentação pública do Ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda, que este ano contará com 15 iniciativas em diversas freguesias do concelho da Guarda.


O festival, organizado pela Câmara Municipal da Guarda, terá início já este fim de semana, 28 de janeiro, em Vila Mendo, com a Festa do Chichorro.


Durante a conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, relembrou que, no ano transato, era desejo da autarquia “duplicar o número de festivais de cultura popular”, uma vez que “existe massa crítica nas nossas freguesias e nas nossas associações para que nós possamos fazer esses festivais populares, indo de encontro às pretensões da população”.


Acrescentando ainda que “quando existem bons projetos culturais, naturalmente nós temos que nos associar a todos eles e darmos o apoio necessário para que eles se possam concretizar, tendo em conta as linhas orçamentais”, realçou Sérgio Costa, apontando a Festa da Castanha, realizada em Aldeia do Bispo, como um “bom caso de sucesso”.


Segundo o presidente do Município, o ciclo de festivais tem como objetivo divulgar “o património cultural, material e imaterial, efetivo e afetivo de todas as comunidades envolvidas”, alertando para “a necessidade da preservação deste mesmo património, ajudando a perpetuar o saber pelas gerações mais novas”.


Desta forma, a iniciativa vais ajudar a “valorizar os nossos produtos e as nossas tradições”, através de feiras, festas e festivais que decorrem entre os meses de janeiro e novembro deste ano.


A programação divulgada terá início com a Festa do Chichorro em Vila Mendo (28 de janeiro), seguindo-se o Festival dos Enchidos da Castanheira (26 de março), a Feira Concurso do Jarmelo (4 de junho) e as Jornadas da Lã na Corujeira e Trinta (10 e 11 de junho).


No mês de julho decorre a Viagem às Raízes na freguesia de Arrifana (1 e 2 de julho), o Festival de Cestaria de Gonçalo (8 e 9 julho) e o Festival do Peixe do Rio em Valhelhas (29 e 30 de julho).


Em agosto realizam-se mais três iniciativas: Festival Pão Nosso em Videmonte (5 e 6 de agosto), o Festival das Mondegueiras em Aldeia Viçosa (12 e 13 de agosto) e o Festival Cultural e Gastronómico da Pêra do Moço (dias 19 e 20).


O Festival que honra o tradicional Cobertor de Papa chega à freguesia de Maçainhas nos dias 9 e 10 de setembro deste ano.


Já os meses de outubro e novembro contarão com dois certames em cada um, começando com a Festa do Saber e Sabor da Marmelada (21 e 22 de outubro), o Festival da Castanha de Aldeia do Bispo (28 e 29 de outubro), a Festa da Castanha e da Jeropiga de Famalicão da Serra (4 e 5 de novembro) e terminando o Festival do Azeite do Vale da Teixeira em Ramela (18 e 19 de novembro).


A novidade deste ano, segundo a autarquia, é a criação de um Passaporte dos Festivais de Cultura Popular, que permite aos participantes habilitarem-se a ganhar um dos três prémios que serão sorteados pelo Município no final do Ciclo de Festivais.


Os interessados em participar poderão levantar o seu Passaporte nas Juntas de Freguesia e Coletividades onde decorrerão os Festivais, e, para ser submetido a concurso, o participante terá de visitar e participar em pelo menos sete das iniciativas a realizar.


Segundo a autarquia, o primeiro prémio corresponde a um voucher ao qual correspondem produtos regionais, um vale para duas pessoas para um almoço num restaurante da Guarda constituído por carne Jarmelista e uma estadia de uma noite num alojamento em uma das freguesias participantes no Festival.


O segundo prémio é igual ao primeiro, exceto a estadia num alojamento local, e o terceiro consiste num voucher ao qual correspondem produtos regionais e num vale a descontar num restaurante constituído por peixe do rio em Valhelhas.


Por fim, questionado pelos jornalistas, Sérgio Costa revelou ainda que o Ciclo de Festivais pretende “levar as pessoas da cidade às freguesias”, através de uma estimativa orçamental de 75 mil euros, “acrescido da divulgação que possa ter que ser feita nos media”.

O Ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda é organizado pela Câmara Municipal, em colaboração com a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), Aldeias de Montanha, In Nature, pelas associações e Juntas de Freguesia.


Conteúdo Recomendado