Cabeça Aldeia Natal para visitar de 18 de dezembro a 1 de janeiro

Toda a decoração da Aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com o engenho das gentes da aldeia.

O trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia (Assembleia de Compartes dos Baldios de Cabeça e Centro de Apoio à Terceira Idade de Cabeça), da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM), do Município de Seia e da União de Freguesia de Vide e Cabeça.

São os habitantes que dão corpo e alma à decoração desta festa natalícia, que já vai na sua 9ª edição, e trabalham para transformar esta aldeia na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal. As mãos sábias dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha transformam os materiais da Natureza, que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos. Giestas, videiras, pinheiros, folhas, canas de milho, e outros materiais reciclados são a matéria-prima para as decorações de Natal.

As portas de casa dos habitantes abrem-se para dar vida ao pequeno Mercado de Natal, e as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes. Mas, é ao entardecer que a magia acontece, com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto de Cabeça (recorde-se que esta foi a primeira aldeia led do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono).

O programa estará brevemente disponível.


Conteúdo Recomendado