O banco central alemão prevê que a Grécia vai precisar de um novo programa de resgate, o mais tardar no início de 2014.O semanário “Der Spiegel” revela, na edição deste domingo, um documento interno do banco central no qual se lê que “os europeus devem aprovar no início de 2014 um novo pacote de empréstimos para a Grécia”. No documento, aparentemente destinado ao Ministério das Finanças alemão e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), o Bundesbank refere que a atual revisão da ‘troika’ à economia da Grécia foi motivada por “pressões políticas”.
O Bundesbank não chega a insinuar tratar-se de pressão direta do Governo alemão para evitar manchar a campanha eleitoral, mas considera infundado o “otimismo” de acreditar que não será necessário um novo programa de resgate. Os riscos de um programa de resgate são “extraordinariamente altos”, refere o semanário alemão, acrescentando que persistem “dúvidas significativas ” sobre a capacidade do Governo de Atenas para chegar a implementar reformas que o Bundesbank considera “imprescindíveis”. Até agora, a Grécia recebeu ajuda no valor de 200 mil milhões de euros, contabiliza o semanário, tendo sido transferida a última tranche, no valor de 5,7 mil milhões, em julho.
Bundesbank prevê novo resgate para a Grécia
O banco central alemão prevê que a Grécia vai precisar de um novo programa de resgate, o mais tardar no início de 2014.O semanário “Der Spiegel” revela, na edição deste domingo, um documento interno do banco central no qual se lê que “os europeus devem aprovar no início de 2014 um novo pacote de empréstimos […]