Bragança, Guarda e Castelo Branco em alerta devido a calor excessivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou hoje um aviso de nível laranja devido ao tempo quente, em vigor até às 18 horas.De acordo com o IPMA, o distrito de Castelo Branco soma ao aviso laranja um aviso amarelo devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima até às 18:00 de […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou hoje um aviso de nível laranja devido ao tempo quente, em vigor até às 18 horas.De acordo com o IPMA, o distrito de Castelo Branco soma ao aviso laranja um aviso amarelo devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima até às 18:00 de quarta-feira, enquanto nos distritos da Guarda e de Bragança o aviso amarelo se estende até às 21:00 de quinta-feira.
O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Faro, de Viseu, de Setúbal, de Santarém e de Leiria (até às 18:00 de hoje), de Évora, de Lisboa, de Beja e de Portalegre (até às 18:00 de quarta-feira) e de Vila Real (até às 18:00 de quinta-feira).
Por seu turno, a Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta vermelho de calor para hoje para cinco distritos do país devido às elevadas temperaturas, que podem ter efeitos nocivos na saúde. A informação consta da página na Internet da Direção-Geral de Saúde e refere que os distritos em causa são Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja. A DGS aconselha, em caso de alerta vermelho, a população a redobrar os cuidados, uma vez que as temperaturas muito elevadas podem trazer graves problemas para a saúde. Na sua página da Internet, a DGS faz também um alerta (amarelo) de calor para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal. A DGS alerta que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, “pode produzir efeitos negativos na saúde humana”. Esses efeitos, avisa, manifestam-se “através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras, esgotamento por calor e a situação mais grave: os golpes de calor”.


Conteúdo Recomendado