Bendada recebe festival internacional de música

Entre alunos, professores e voluntários, o Festival Internacional de Música envolve mais de uma centena de pessoas e decorre de 14 a 21 de julho.

Fundado pela pianista Inês Andrade, em 2016, este evento internacional já levou à Bendada várias dezenas de alunos e músicos conceituados de diversas nacionalidades, sobretudo do continente americano e de vários países europeus.

Este ano, esperam-se mais de 50 alunos que vêm de todas as partes do país e de conceituadas escolas de músicas nos Estados Unidos, como a Boston University, o Project STEP e a Merit School of Music em Chicago.

Para além destes alunos, que integram o Curso de Aperfeiçoamento Musical e o Curso de Introdução à Música, o festival inclui também um Coro para adultos, onde grande parte dos habitantes da aldeia participa e, este ano pela primeira vez, vai ser realizado um estágio para os alunos da Sociedade Filarmónica Bendadense, refere uma nota informativa da organização.

O corpo docente do Festival é constituído por professores com carreiras internacionais nos seus respetivos instrumentos, que se dedicam também ao ensino da música. Inês Andrade e Edoardo Carpenedo (piano), Erica Carpenedo (violino), Yoni Battat (viola), Gracie Keith (violoncelo), Margarida Quítalo (flauta), Rui Ferreira (clarinete), Diogo Andrade (guitarra) e António Lourenço Menezes (canto) formam o grupo de professores que participam na quarta edição do Bendada Music Festival.

Como novidade, o Festival acolhe dois professores convidados: o pianista Miguel Henriques, professor de piano e diretor da Escola Superior de Música de Lisboa, que vai orientar uma masterclass de piano e música de câmara, e Wendy Swart Grossman, professora de Empreendedorismo Cultural na Boston University que vai encaminhar um workshop para os alunos do Festival intitulado “Artist as entrepreneur”.

 Ao longo do evento realizam-se vários concertos, não só na Bendada, mas em vários outros locais, como no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda (15 de julho às 21h30), na Igreja Matriz de Bendada, (17 de julho às 21h), no Castelo de Belmonte (18 de julho às 18h) e no Castelo do Sabugal (19 de julho às 21h30). No último fim de semana realizam-se os concertos de encerramento, nomeadamente do Curso de Introdução à Música (dia 20 às 18h), Estágio da Sociedade Filarmónica Bendadense (dia 20 às 21h30), Curso de Aperfeiçoamento Musical (dia 21 às 18h), a terem lugar na Bendada.

Para celebrar a diversidade cultural que se reúne na Bendada, durante o festival, o repertório apresentado nos diversos concertos será alusivo ao tema “Canções e Danças do Mundo”, onde vão poder ser ouvidas canções e danças tradicionais de mais de dez países de diversos pontos do globo e também uma boa representação da música Portuguesa.

O Bendada Music Festival tem como principais patrocinadores e parceiros a Câmara Municipal do Sabugal, a Junta de Freguesia da Bendada, a Sociedade Filarmónica Bendadense, a Associação Malcata com Futuro, as Câmaras Municipais de Belmonte e da Guarda, a Escola de Música de Belmonte, O Cantinho da Ana, a Roland, a Faminho – Instrumentos Musicais e a AvA Musical Editions.

 

 

PROGRAMA

DOMINGO, 14 julho, 13 horas

Igreja da Bendada

Alunos e professores do Festival

 

DOMINGO, 14 julho, 20 horas

Serra de Nossa Senhora do Castelo

Caminhada e momento musical

 

SEGUNDA-FEIRA, 15 julho, 21h30

Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda

Alunos e professores do Festival

 

QUARTA-FEIRA, 17 julho, 15 horas

Lar de Santa Luzia da Bendada

Alunos e professores do Festival

 

QUARTA-FEIRA, 17 julho, 21 horas

Igreja Matriz de Malcata

Quarto aniversário da Associação Malcata com Futuro

 

QUINTA-FEIRA, 18 julho, 18 horas

Castelo de Belmonte

Alunos e professores do Festival

 

QUINTA-FEIRA, 18 julho, 21h30

Largo da Igreja da Bendada

“Música ao luar”

 

SEXTA-FEIRA, 19 julho, 21h30

Castelo do Sabugal

“Noites no Castelo”

 

SÁBADO, 20 julho, 18 horas

Casa da Música da Bendada

Alunos do Curso de Introdução à Música

 

SÁBADO, 20 julho, 21h30

Recinto de Festas da Bendada

Sociedade Filarmónica Bendadense e Grupo de Cavaquinhos da Bendada

 

 

DOMINGO, 21 julho, 18 horas

Casa da Música da Bendada

Gala de Encerramento do Festival

 


Conteúdo Recomendado