Bolsa sobe 0,7% em dia de Orçamento

A bolsa nacional sobe hoje pela quinta sessão seguida, no dia em que o Governo apresenta o Orçamento do Estado para 2014.O principal índice português, o PSI 20, valorizava 0,68% para os 6.287,63 pontos, avançando pela quinta sessão consecutiva, num dia em que a Europa também acordou no verde. As praças de Frankfurt e Madrid […]

A bolsa nacional sobe hoje pela quinta sessão seguida, no dia em que o Governo apresenta o Orçamento do Estado para 2014.O principal índice português, o PSI 20, valorizava 0,68% para os 6.287,63 pontos, avançando pela quinta sessão consecutiva, num dia em que a Europa também acordou no verde. As praças de Frankfurt e Madrid subiam ambas em torno dos 0,4%. No mercado secundário, a tendência de alívio em relação a Portugal voltava a acentuar-se na sessão de hoje, com os juros associados às obrigações a 10 anos a caíram abaixo dos 6,2%, negociando já em níveis anteriores à crise.
Isto acontece no dia em que o governo se prepara para desvendar o orçamento do estado para o próximo ano. Entre as medidas já conhecidas está o corte de 12% nos salários dos funcionários públicos que recebem mais de 2.000 euros. Mas mais medidas de consolidação orçamental são esperadas. Lá por fora, observaram-se avanços nas negociações entre a Casa Branca e os republicanos em torno do orçamento federal que permita resolver com o ‘shutdown’ que dura desde o início do mês e evitar o cenário de incumprimento norte-americano perante a subida do tecto da dívida.
“Após os acontecimentos do fim-de-semana, as conversações entre republicanos e democratas passaram da Câmara dos Representantes para o Senado. Os líderes dos dois partidos estiveram reunidos durante uma parte do dia, terminando o encontro com declarações optimistas”, referiram os analistas do BPI no Diário de Bolsa online. “Foi debatida a reabertura imediata dos serviços públicos que foram encerrados desde o início do mês, assim como o aumento do tecto da dívida, que permitiria financiar o Estado até Fevereiro de 2014”, acrescentaram.


Conteúdo Recomendado