BMEL celebra “Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor”

No dia 23 de abril celebra-se o “Dia Mundial do livro e do Direito de Autor”, através da promoção de iniciativas ligadas à leitura, aos livros e ao acesso à informação e ao conhecimento.

Como forma de assinalar a efeméride a BMEL oferece nesse dia, um livro e uma rosa aos seus primeiros 23 leitores.

“O Dia Mundial do Livro” é comemorado desde 1996 por decisão da UNESCO, a escolha da data pretende assinalar a morte de dois dos mais famosos escritores de sempre, William Shakespeare e Miguel de Cervantes, no ano de 1616. A ideia da comemoração a 23 de abril teve ainda por base a lenda catalã de S. Jorge. Segundo a qual, São Jorge matou o dragão que atemorizava o povo, e do sangue do dragão nasceu uma rosa vermelha, o que deu origem à oferta de uma rosa na compra de um livro.

Mais recentemente, a troca de uma rosa na compra de um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Por sua vez, “Um Silêncio Cheio de Rosas” é o título do caderno de poesia de Maria de Lurdes Ribeiro, a apresentar na biblioteca no dia 24 de abril, pelas 18h00.

Esta obra inicia uma coleção de cadernos de poesia e nasce no âmbito do projeto socioeducativo “Oficina da Escrita” da Casa de Saúde Bento Menni, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Guarda.

Maria de Lurdes Ribeiro nasceu em 1958. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e foi professora de História durante dezassete anos.


Conteúdo Recomendado