Biblioteca Municipal da Covilhã promove leitura e combate isolamento

Os serviços estão já disponíveis para todos os que deles precisarem, “de forma gratuita, segura e fiável, cumprindo rigorosamente as normas e orientações da Direcção-Geral da Saúde”.

Os serviços estão já disponíveis para todos os que deles precisarem, “de forma gratuita, segura e fiável, cumprindo rigorosamente as normas e orientações da Direcção-Geral da Saúde”.

A Biblioteca Municipal da Covilhã (BMC) amplia a sua oferta de serviços, num momento em que encerrou ao público, devido ao agravamento da situação sanitária. As iniciativas «Livros à porta» e «Ligados pela leitura» têm como objetivo persistir na promoção do livro e da leitura, combatendo o isolamento, a exclusão e a desinformação, em articulação com as áreas de Ação Social e Educação do Município refere uma nota da autarquia.


Os serviços da BMC estão já disponíveis para todos os que deles precisarem, “de forma gratuita, segura e fiável, cumprindo rigorosamente as normas e orientações da Direcção-Geral da Saúde”.


A iniciativa «Livros à porta» consiste no empréstimo domiciliário de livros, cumprindo as regras de proteção da saúde individual e pública. O empréstimo domiciliário, serviço exclusivo para os leitores inscritos na Biblioteca, pode ser de dois tipos: mediante marcação e recolha à porta da biblioteca ou através de entrega em casa do munícipe.


O pedido deve ser realizado através dos canais de comunicação da BMC (tlf.: 275 330 660, email ou mensagem privada pela página de Facebook.


A recolha à porta da biblioteca deverá ser precedida de marcação prévia. Os livros são acondicionados numa embalagem higienizada, nunca havendo contactos diretos nos atos de recolha ou entrega. A Biblioteca, excecionalmente, alargará os períodos de devolução das obras, evitando novas deslocações.


As obras literárias podem ser escolhidas através de pesquisa no catálogo.


O serviço em rede «Ligados pela Leitura» é uma iniciativa de proximidade com a comunidade, promovida pela Rede de Bibliotecas Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE), da qual faz parte a BMC.

As bibliotecas da RIBBSE pretendem, desta forma, manter uma relação de proximidade com os leitores e diminuir as situações de isolamento, respeitando a sua principal missão: a promoção do Livro e da Leitura e a democratização do acesso à Cultura.


A proposta é simples: ligue para a BMC para ouvir uma história, um poema ou conversar um pouco com uma voz amiga. O objetivo é chegar às pessoas que se encontram sozinhas e privadas de convívio, numa altura em que nos pedem para ficarmos em casa.



Conteúdo Recomendado