Biblioteca da Guarda assinala centenário do nascimento de Vergílio Ferreira

Fonte: http://www.mun-beira.pt/index.asp?idedicao=5

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, anunciou que vai comemorar, no mês de janeiro, o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira com um ciclo de iniciativas ligadas à vida e obra do escritor.

“Ao longo do mês de janeiro realiza-se um (…) leque de ações que pretendem proporcionar uma revisitação à obra e ao mundo de Vergílio Ferreira, nomeadamente um colóquio, uma conferência, um documentário, uma exposição, viagens literárias (…), uma peça de teatro, um encontro e um percurso”, adianta a BMEL em comunicado.

O ciclo realiza-se ao longo do mês em que se comemora o centenário de nascimento do autor Vergílio Ferreira, considerado “um dos maiores romancistas portugueses do século XX”.

O autor de “Manhã Submersa” nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, a 28 de janeiro de 1916 e morreu a 01 de março de 1996.

Segundo a BMEL, a programação cultural será iniciada às 16 horas do dia 09 de janeiro, com o documentário de Lauro António “Prefácio a Vergílio Ferreira” e o colóquio “A política e o riso num tríptico romanesco de Vergílio Ferreira”, por Jorge Costa Lopes.

No dia 12, às 18 horas, Gabriel Magalhães, docente da Universidade da Beira Interior (Covilhã), proferirá uma conferência sobre “Vergílio Ferreira no século XXI”.

No âmbito do mesmo ciclo, de 19 a 31 de janeiro, a BMEL apresentará a exposição de fotografia “A Guarda em Vergílio Ferreira”.

As fotografias, da autoria de Luísa Ferreira e de Arménio Bernardo, que “ilustram as referências à Guarda na obra de Vergílio Ferreira”, fazem parte do projeto “Um (e)terno olhar (exposição e catálogo)”, concretizado pela Câmara Municipal da Guarda e pelo Centro de Estudos Ibéricos por ocasião da inauguração da BMEL.

A programação dedicada ao escritor prossegue a 23 de janeiro com uma viagem literária a Melo e a Gouveia, com partida da biblioteca, às 09:00.

“A viagem ao mundo de Vergílio Ferreira será conduzida por António José Dias de Almeida”, explicam os organizadores.

No dia 28, às 10h30 e às 15 horas, o grupo de teatro O Bando apresenta a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário a peça “O senhor Imaginário” – monólogo que pretende reinventar o universo dos contos de Vergílio Ferreira através da personagem Jeremias, representada pelo ator Guilherme Noronha.

O ciclo encerra a 30 de janeiro, às 11 horas, com “Percursos vergilianos pela Guarda”, conduzidos por Anabela Matias.

“Estes roteiros literários pretendem levar os leitores aos espaços concretos referidos nas obras, envolvê-los na diegese vergiliana e contextualizá-los com a ação e personagens”, segundo a BMEL.


Conteúdo Recomendado