BE questiona Governo sobre fecho de balcões CTT em Fornos de Algodres e Manteigas

Os deputados do BE referem que “as vagas de encerramento de estações de Correios continuam um pouco por todo o país, especialmente, agora, nas zonas do Interior”.

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje que questionou o Governo sobre o possível fecho das estações dos CTT em Fornos de Algodres e em Manteigas, no distrito da Guarda.

Em duas perguntas dirigidas ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, os deputados Pedro Soares, Heitor de Sousa, Ernesto Ferraz e Carlos Matias questionam se “tem o Governo conhecimento do anúncio do encerramento” das estações dos Correios daquelas duas vilas do Interior.

Nas perguntas enviadas através da Assembleia da República, o BE interroga se “está o Governo disponível para instar a administração dos CTT a parar com o encerramento de estações, pois já se percebeu que o anunciado e concretizado encerramento de 22 estações no 1.º trimestre de 2018 foi apenas o prenúncio de que a administração dos CTT se prepara para continuar esse caminho até ser obrigada a parar”.

Os deputados do BE referem que “as vagas de encerramento de estações de Correios continuam um pouco por todo o país, especialmente, agora, nas zonas do Interior”.

“Com isso, delapida-se o património de uma prestigiada empresa pública que prestava um serviço inestimável de proximidade com as populações e afasta-se o Estado, nas suas diversas formas de representação, das populações, que ficam privadas do acesso a um serviço de comunicações que existia há mais de um século”, alertam.

Segundo o BE, com o encerramento de balcões dos Correios “agravam-se também todos os problemas de interioridade e de isolamento do Interior”.

De acordo com dados fornecidos pela Comissão de Trabalhadores dos CTT, este ano a administração “já encerrou 32 lojas CTT, todas elas substituídas por postos de correio, mas em alguns casos a Loja CTT mais próxima já fica a cerca de 30 quilómetros de distância”, lê-se no documento.

Em setembro foi noticiado o fecho de estações em Manteigas, Fornos de Algodres, Mondim de Basto, Vila Velha de Ródão, Belmonte, Riachos, Vila Flor/Bragança, Murça e Sabrosa/Vila Real, é também indicado.

Para o BE, “é preciso parar urgentemente com a agressão que a administração dos CTT está a promover contra o povo e o país, e ser o Estado a assumir diretamente a gestão e a propriedade dos CTT em nome da defesa do interesse público”.

Os bloquistas perguntam também ao Governo se está “disposto a forçar a administração dos CTT à reabertura, não só das 22 estações unilateralmente encerradas no 1.º trimestre, como também de todas as que encerraram entretanto, pois o alegado plano de ‘reestruturação’ apenas serviu para degradar ainda mais o serviço público postal”.


Conteúdo Recomendado