BE candidata ex-líder estudantil Marco Loureiro à Câmara da Guarda

O candidato assumiu que aceitou candidatar-se por considerar que “a Guarda merece e precisa de uma alternativa verdadeiramente fiel e forte”.O ex-presidente da Associação Académica da Guarda Marco Loureiro, é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da câmara local nas eleições autárquicas, para reforçar a votação do partido no concelho, foi hoje […]

O candidato assumiu que aceitou candidatar-se por considerar que “a Guarda merece e precisa de uma alternativa verdadeiramente fiel e forte”.O ex-presidente da Associação Académica da Guarda Marco Loureiro, é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da câmara local nas eleições autárquicas, para reforçar a votação do partido no concelho, foi hoje anunciado. Marco Loureiro, 32 anos, licenciado em animação sociocultural e empresário nos setores da restauração, animação e eventos, atual coordenador distrital do BE da Guarda, lidera uma candidatura com o lema “a Guarda existe”.
“Esta é uma candidatura que desafia a Guarda a romper com a tradicional escolha política que governa o concelho há quase 40 anos, ou seja, o PS”, declarou Marco Loureiro na conferência de imprensa de apresentação da candidatura, hoje realizada na sede distrital do BE. O candidato, que liderou a Associação Académica da Guarda entre 2008 e 2011, assumiu que aceitou candidatar-se por considerar que “a Guarda merece e precisa de uma alternativa verdadeiramente fiel e forte, que demonstre vontade de dar outro caminho e outra força ao concelho”. O BE tem atualmente dois eleitos na Assembleia Municipal da Guarda, pretendendo Marco Loureiro que nas próximas eleições autárquicas haja “um reforço da votação”. O candidato anunciou que o programa da sua candidatura inclui “um pacote de propostas para a democracia participativa na cidade, propostas para voltar a trazer vida para o centro histórico, propostas para que os produtores da região tenham sítio para apresentar e vender os seus produtos”.
“Uma economia sustentável é o nosso objetivo, primamos por favorecer espaços para quem trabalha, produz e investe no nosso concelho, mantendo cá a riqueza desenvolvida, produzindo assim postos de trabalho”, acrescentou. O BE também apresentou Bruno Andrade, de 35 anos, licenciado em Gestão de Recursos Humanos, como cabeça de lista à Assembleia Municipal da Guarda. A ser eleito para aquele órgão, o candidato promete trabalhar para que haja “mais participação na política autárquica” e “uma democracia participativa”. Para as eleições de 29 de setembro, são conhecidos mais cinco candidatos à presidência da autarquia da Guarda, que é atualmente liderada pelo socialista Joaquim Valente, que não se recandidata ao terceiro mandato. O PS candidata o advogado José Martins Igreja, de 57 anos, o PSD, em coligação com o CDS-PP, apresenta o atual presidente da Câmara Municipal de Gouveia, o economista Álvaro Amaro, de 59 anos, e a CDU candidata o ambientalista Mário Triunfante Martins, de 70 anos. Concorrem ainda dois independentes: Virgílio Bento (58 anos, professor de Filosofia, ex-vice-presidente da autarquia e atual vereador sem pelouros) e Baltasar Lopes (52 anos, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa).


Conteúdo Recomendado