Evento Terminado em 2022-12-02 23:00:00

Banda Sinfónica da GNR atua no TMG na sexta-feira

Início: 2022-12-02 09:30:00
Fim: 2022-12-02 23:00:00
Local do Evento: Teatro Municipal da Guarda
Entidade Promotora: Comando Territorial da GNR da Guarda

A entrada no concerto é livre, no entanto, encontra-se limitada aos lugares disponíveis no Grande Auditório do TMG, mediante levantamento do bilhete na bilheteira.

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Guarda comemora amanhã, dia 2 de dezembro, o seu 14º aniversário, com as atividades a iniciarem-se pelas 9h30.


O Largo General Humberto Delgado, junto ao Comando Territorial da Guarda, vai receber amanhã, pelas 9h30, a cerimónia do Dia da Unidade.


No entanto, as comemorações não terminam por aqui, pelas 21h00 o Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) vai acolher o concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.


A Banda da Guarda Municipal, antecedente da Banda Sinfónica da GNR, foi criada em 1838, por Decreto de D. Maria II, tendo passado a chamar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana após a implantação da República.


Com a reestruturação da Guarda Nacional Republicana em 2009, a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana passa a estar na dependência da Unidade de Segurança e Honras de Estado, sendo que esta constitui um dos órgãos que o Comandante-Geral tem à sua disposição para desenvolver as suas atividades de representação a nível do protocolo de estado, cerimónias militares, culturais, recreativas e de divulgação da GNR.


Atualmente, a Banda da Guarda em concerto atinge um nível artístico de excelência, com mais de 3 mil obras, sendo coordenada atualmente pelo Maestro Tenente-coronel João Afonso Cerqueira.


“O elevado grau de especialização dos elementos que constituem a Banda Sinfónica da GNR, assim como o seu amplo e valioso arquivo permitem que esta atinja em concerto um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres”, refere o TMG em comunicado.


A organização do evento refere ainda que, ao longo da sua história, a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana já realizou inúmeros concertos em Portugal, mas também, digressões internacionais, tendo-lhe sido atribuídas diversas distinções como o Prémio Amália em 2005, na categoria de Música Clássica.


A entrada no concerto é livre, no entanto, encontra-se limitada aos lugares disponíveis no Grande Auditório do TMG, mediante levantamento do bilhete na bilheteira.


Conteúdo Recomendado