Autárquicas/Guarda: PSD perdeu Guarda e PS perde Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo

Em Figueira de Castelo Rodrigo surgiu a segunda surpresa eleitoral, com o social-democrata Carlos Condesso, atual líder distrital do PSD da Guarda, a ganhar ao socialista Paulo Langrouva.

No distrito da Guarda, o PSD perdeu a liderança da Câmara da capital de distrito para o movimento “Pela Guarda” e o PS perdeu a presidência dos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e de Mêda.

O PS, para além de perder a liderança dos municípios de Mêda e de Figueira de Castelo Rodrigo, também perdeu a presidência da Câmara de Manteigas, que era presidida por Esmeraldo Carvalhinho.

Com os resultados destas eleições, o PSD continua em maioria no distrito com a presidência de sete Câmaras. O PS detém três, movimentos independentes lideram também em três autarquias e uma coligação (PSD/CDS-PP) preside a um município (Mêda).

Uma das surpresas da noite eleitoral foi a derrota do PSD na Guarda (com a candidatura liderada por Carlos Chaves Monteiro, que estava na liderança do executivo desde abril de 2019, quando Álvaro Amaro foi para o Parlamento Europeu) pelo independente Sérgio Costa (“Pela Guarda”).

Em Figueira de Castelo Rodrigo surgiu a segunda surpresa eleitoral, com o social-democrata Carlos Condesso, atual líder distrital do PSD da Guarda, a ganhar ao socialista Paulo Langrouva, que tinha sido eleito em dois mandatos consecutivos.

Surpresa também na Mêda, com o social-democrata João Mourato a regressar à presidência do município com uma coligação PSD/CDS-PP, derrotando o socialista Anselmo Sousa, que liderava o executivo municipal desde 2013.

De Manteigas, na Serra da Estrela, outra surpresa eleitoral, com o socialista Esmeraldo Carvalhinho a perder a presidência para o independente Flávio Massano (“Manteigas 2030”).

No PS, Amílcar Salvador manteve a liderança da autarquia de Trancoso, o mesmo acontecendo com Manuel Fonseca em Fornos de Algodres.

O PS também continua na liderança da autarquia de Seia, agora com Luciano Ribeiro, que sucedeu a Carlos Filipe Camelo, que esgotou o número máximo de mandatos consecutivos.

Pelo PSD, mantêm-se no poder os autarcas de Pinhel (Rui Ventura), Gouveia (Luís Tadeu) e Almeida (António José Monteiro Machado).

No Sabugal, Vítor Proença (PSD) sucedeu ao autarca social-democrata António Robalo, que não se recandidatou por ter atingido o limite de três mandatos seguidos.

Em Vila Nova de Foz Côa, onde Gustavo Duarte não se recandidatou devido à limitação de mandatos, o município manteve-se no PSD João Paulo Sousa.

No município de Aguiar da Beira, onde o autarca independente Joaquim Bonifácio não se recandidatou, obteve a vitória o também independente Virgílio da Cunha.

O PSD detém a presidência de sete autarquias (Almeida, Pinhel, Gouveia, Sabugal, Vila Nova de Foz Côa, Celorico da Beira e Figueira de Castelo Rodrigo) e o PS de três (Seia, Fornos de Algodres e Trancoso).

No ato eleitoral de 2017, o PS ganhou a presidência de seis câmaras (Seia, Fornos de Algodres, Mêda, Trancoso, Manteigas e Figueira de Castelo Rodrigo) e o PSD de sete (Celorico da Beira, Guarda, Sabugal, Pinhel, Almeida, Gouveia, Vila Nova de Foz Côa).


Conteúdo Recomendado