Autárquicas/Guarda: Pedro Narciso (CDS-PP) quer município de “referência” na criação de emprego

O enfermeiro Pedro Narciso, de 40 anos, candidata-se pelo CDS-PP à presidência da Câmara Municipal da Guarda, gerida desde 2013 pelo PSD, para que o município seja uma referência na criação de emprego e de qualidade de vida.

“Motiva-me a ambição de fazer da Guarda um concelho que seja referência na criação de emprego, oportunidades e qualidade de vida, que todos procurem e de que se orgulhem”, diz à agência Lusa o candidato independente (não militante) pelo CDS-PP à presidência da autarquia da cidade mais alta do país.

Se for eleito presidente, o enfermeiro terá como principal preocupação o investimento e o emprego, “sendo pró-ativo na busca de oportunidades e criando um ecossistema favorável à sua instalação, com menos impostos, rapidez e mais transparência em todos os processos”.

“A inversão dos números de perda populacional registada nos Censos deste ano passa por aqui”, aponta.

Já a primeira medida a tomar, se for escolhido líder do município, será no setor da saúde: “A primeira medida, porque a carência é já brutal, será resolver ou mitigar os crónicos problemas do serviço público de saúde que nos são prestados pela Unidade Local de Saúde da Guarda”.

No programa eleitoral, além do investimento e emprego, propõe alterar a governança municipal, “tornando-a mais transparente, recorrendo ao modelo de GPS Processual, APP municipais e desmaterialização de processos”.

Na ação social, promete “resolver o problema do Bairro da Fraternidade”, elaborar um plano de eliminação de barreiras físicas para pessoas com deficiência, e apoiar e delegar competências nas instituições particulares de solidariedade social.

Pedro Narciso propõe, no plano cultural, “uma aposta séria na conservação patrimonial do centro histórico” e trabalhar em parceria com as coletividades que mantêm vivo o património imaterial.

Já no ambiente, para o candidato do CDS-PP, “é imperioso um plano de combate às alterações climáticas, a despoluição do rio Diz e Noéme, a criação de corredores verdes, e revolucionar a mobilidade de forma sustentável e atrativa”.

No ordenamento urbano é também uma preocupação, com as ideias de uma aposta “na abertura da via Jardim José de Lemos – Bonfim”, na transformação do espaço das antigas piscinas num parque de caravanismo e na elaboração de “um estudo sério da possibilidade da instalação do Pavilhão Multiúsos no centro da cidade, na zona da central de camionagem”.

“Vamos requalificar e otimizar os equipamentos desportivos e ter programas de promoção para a saúde, promover a saúde móvel e telemedicina. O parque escolar terá de ser mantido e requalificado”, acrescenta.

Na opinião de Pedro Miguel Gonçalves Narciso, natural e residente na Guarda, “a postura do próximo presidente de Câmara para com a oposição terá de ser sempre de diálogo e cooperação, porque, eleitoralismos e egos à parte, se assim não for é a própria Guarda que perde”.

O candidato do CDS-PP (partido sem vereadores no concelho) lembra que a Guarda foi para si, “desde sempre, alvo de uma atenção e consideração incondicional”, mas nunca participou na política ativa até 2017, quando foi convidado para fazer parte da coligação “Guarda em Primeiro”, tendo concorrido como cabeça de lista à Assembleia de Freguesia.

“Um ano antes, com um conjunto alargado de cidadãos, não consegui calar o meu descontentamento em duas ações lesivas do interesse público da cidade, no domínio do ambiente: o corte, a pedido, dos cedros na Avenida Cidade de Salamanca e a requalificação do Parque Municipal”, lembra.

Pedro Narciso não tem militância partidária e, no percurso escolar, foi presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem da Guarda e membro da direção da Associação de Estudantes da Escola Secundária da Sé.

Atualmente, faz parte de um grupo de cidadãos “que tenta sensibilizar entidades públicas e particulares para a importância das árvores, pelos variadíssimos e cada vez mais inestimáveis serviços”.

O enfermeiro trabalha no serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (Covilhã) e, nos tempos livres, gosta de “ver documentários e filmes, de praticar exercício físico e de ler”.


Conteúdo Recomendado