Autárquicas: Amílcar Salvador (PS) candidato ao terceiro mandato em Trancoso

O atual presidente da Câmara de Trancoso, Amílcar Salvador, disse hoje à agência Lusa que é candidato pelo PS ao terceiro mandato para dar continuidade ao trabalho realizado e a “políticas de verdade, de isenção e de rigor”.

Amílcar Salvador, de 60 anos, referiu que nos oito anos de liderança do executivo procurou sempre “construir um concelho melhor, sempre mais justo, mais fraterno e mais solidário”.

“Trabalhámos muito e, sobretudo, trabalhámos por uma política de proximidade, focada nas pessoas e também na resolução dos problemas, respeitando toda a gente, do mais novo ao mais velho, do mais rico ao mais pobre”, disse.

Os dois mandatos foram marcados por “muito trabalho e muita dedicação” e foram desenvolvidos com base “na verdade, na clareza na transparência e na seriedade, com espírito de democracia e respeitando a liberdade”.

“É importante dar continuidade a estas políticas de verdade, de isenção e de rigor. Continuar a trabalhar diariamente pelos trancosenses, pela liberdade e democracia”, afirmou Amílcar Salvador para justificar a recandidatura.

O socialista reconhece que nos últimos oito anos não conseguiu “fazer tudo”: “Realizámos muitas obras, mas as dificuldades [financeiras] eram muitas e, por isso, é importante continua, para concretizar muitos outros projetos”.

Do rol de projetos que tenciona concretizar no próximo mandato destaca investimentos no setor da educação, ao nível da requalificação do parque escolar concelhio e no apoio à Escola Profissional (que tem cerca de 300 alunos, “quando em 2013 estava quase para fechar”).

Se for reeleito presidente do município de Trancoso, o socialista também pretende apostar na habitação, “ajudando as famílias mais carenciadas”, na saúde, na agricultura, no ambiente, no turismo, no património e na cultura.

“Queremos avançar com um projeto que eu considero que será âncora para Trancoso, que é o Museu da Cidade, a localizar no chamado Palácio Ducal. O anteprojeto já foi aprovado​​”, indicou.

No setor económico, pretende concluir a instalação da Incubadora de Empresas e apostar nas zonas industriais concelhias, lembrando que na nova área industrial da cidade, dos 15 lotes disponibilizados estão entregues 12, prevendo a criação de “mais 25 postos de trabalho até 2022”.

Outras das apostas de Amílcar Salvador é a remodelação do edifício dos Paços do Concelho, um projeto que “será prioritário para os próximos tempos”.

No ambiente, sublinha a intervenção prevista para a albufeira da Barragem da Teja e a criação de um parque de lazer.

Se for reeleito, diz que também não esquecerá as freguesias rurais e será mantido o esforço na requalificação das estradas municipais.

“Queremos continuar a trabalhar muito com as Juntas de Freguesia, com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, com os bombeiros, com as associações culturais, recreativas e associativas”, rematou.

Para o candidato socialista, Trancoso “tem todas as condições para continuar a crescer e para ser um concelho de excelência e de referência a nível regional”.

O atual executivo municipal de Trancoso é composto por três eleitos do PS e dois do PSD.

Além da recandidatura de Amílcar Salvador (PS), são conhecidas as candidaturas de João Carvalho (PSD/CDS-PP) e de Anabela Caetano (CDU).

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.


Conteúdo Recomendado