A III Academia do Poder Local dos Autarcas Social-Democratas (ASD), a realizar em novembro na Guarda, vai ter mais um dia do que as edições anteriores e deve contar com a presença do presidente do PSD no encerramento.
O anúncio foi hoje feito pelo presidente dos ASD, Álvaro Amaro, segundo qual, a edição deste ano da Academia do Poder Local, organizada em colaboração com o PSD, vai decorrer de 17 a 20 de novembro.
“O nosso desejo é que estejamos a lançar o embrião do que será a próxima Universidade de Inverno”, disse o dirigente, para justificar o acrescento de mais um dia ao programa.
A iniciativa destinada a autarcas eleitos, candidatos a autarcas e a quem se interessa pela temática do poder local é, segundo Álvaro Amaro, “um bom contributo para enriquecer a democracia”.
A abertura está agendada para as 20:00 do dia 17 de novembro, uma quinta-feira, com a participação de Luís Montenegro, presidente do grupo parlamentar do PSD, e o encerramento ocorrerá no dia 20, um domingo, pelas 12:30, com a presença esperada do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.
Nos trabalhos serão abordados temas como “Autarquias: política e gestão” (por Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto), “O novo papel do poder local no desenvolvimento económico – trunfo do território” (Augusto Mateus, antigo ministro) e “Educação, descentralização e desenvolvimento local” (David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação), entre outros.
O presidente dos ASD adiantou que a iniciativa deverá contar com um máximo de 70 participantes, que devem efetuar a sua inscrição até ao dia 04 de novembro.