Sete concelhos do distrito da Guarda continuam em risco "máximo" de incêndio

Guarda, Sabugal, Gouveia, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira são os concelhos em risco.

Trinta e quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Braga apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

Os concelhos de Monchique (Faro), Mação, Sardoal (Santarém), Oleiros, Vila de Rei, Sertã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis, Oliveira do Hospital (Coimbra), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Miranda do Corvo (Coimbra), Guarda, Sabugal, Gouveia, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda) estão hoje em risco ‘Máximo’ de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão também em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva, Castro Daire e São Pedro do Sul (Viseu), Arouca, Castelo de Paiva (Aveiro), Baião e Valongo (Porto), Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena (Vila Real), Cabeceiras de Basto e Póvoa do Lanhoso (Braga) e Arcos de Valdevez (Viana do Castelo).

O Instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde no interior da região sul, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Nas terras altas prevê-se vento moderado do quadrante leste, sendo moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, até meio da manhã e a partir do final da tarde.

Está também prevista uma pequena subida de temperatura nas regiões Centro e Sul.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul, vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte nos extremos leste e oeste da ilha, rodando para norte durante a tarde e pequena descida da temperatura mínima.

Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos no grupo oriental (Santa Maria e São Miguel) e vento leste fraco a bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 20 e 25 graus Celsius, no Porto entre 19 e 30, em Braga entre 16 e 34, em Viana do Castelo entre 18 e 31, em Vila Real entre 14 e 30, em Viseu entre 15 e 31, em Bragança entre 10 e 29, na Guarda entre 12 e 28, em Coimbra entre 21 e 35, em Castelo Branco entre 19 e 34, em Portalegre entre 21 e 34, em Santarém entre 20 e 39, em Évora entre 17 e 37, em Beja entre 19 e 37, em Faro entre 22 e 33, no Funchal entre 20 e 27, em Ponta Delgada e na Horta entre 20 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 26.


Conteúdo Recomendado