Politécnico da Guarda coordena projeto europeu sobre Tecnologias da Informação

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) é a entidade coordenadora de um projeto europeu na área da educação especial com Tecnologias da Informação e Comunicação, que envolve mais dez instituições congéneres, foi hoje anunciado.

O projeto denominado TELESEICT – Teaching and Learning in Special Education with Information and Communication Technologies [Ensino e Aprendizagem em Educação Especial com Tecnologias da Informação e Comunicação] foi aprovado no âmbito do programa comunitário Erasmus+ e tem a duração de três anos, refere o IPG.

Segundo a fonte, para além do Politécnico da Guarda participam na iniciativa dez instituições congéneres, dos mais variados pontos da Europa, nomeadamente de Espanha, Roménia, Turquia, Bélgica, Suécia, Hungria, Albânia, Grécia e República Checa.

O projeto tem como principais destinatários “estudantes em formação que se tornarão futuros professores/educadores”, para além da restante comunidade educativa que se interessa por temas como inclusão, educação especial e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Segundo o IPG, o TELESEICT visa preencher um “vazio” que os parceiros do consórcio sentiram existir na formação de professores e de educadores relativamente ao uso das TIC, “em particular no que se relaciona com o processo de ensino-aprendizagem aplicado a estudantes com necessidades educativas especiais”.

Criar ferramentas pedagógicas e estratégicas de cariz tecnológico que facilitem o processo de ensino/aprendizagem dentro e fora da sala de aula, a estudantes com necessidades especiais, são objetivos a atingir pelas instituições europeias envolvidas.

“A partilha do conhecimento destes onze parceiros que trabalham nesta área da educação permitirá ao projeto ter uma dimensão europeia bastante alargada, podendo seguramente ultrapassar as fronteiras” da Europa, refere a nota.

As instituições participantes, que já reuniram na Faculdade de Educação da Palacky University, em Olomouc, na República Checa, anunciaram a construção de uma plataforma na internet [MOOC – Massive Online Open Course] e a criação de três aplicações para os sistemas Android, WM10 e IOS.

Está ainda prevista a elaboração de um Guia de Boas Práticas relacionado com o projeto e as suas temáticas, bem como a realização de um Simpósio Internacional alargado e um Congresso Internacional sobre o tema, anuncia também o IPG.

A coordenação do TELESEICT, a cargo de Pedro Tadeu, diretor da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) do IPG, conta ainda com a participação de Luís Figueiredo (professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão) e de Carlos Brigas e Rosa Tracana (professores na ESECD).


Conteúdo Recomendado