Incêndio lavra em Penalobo (Sabugal)

Cerca de 960 operacionais estão hoje a combater nove incêndios, considerados de maior dimensão, nos distritos de Aveiro, Braga, Guarda, Porto, Viana do Castelo, de acordo com a informação disponibilizada pela Autoridade de Proteção Civil às 04h50 na sua página.

O incêndio mais recente teve início na terça-feira, poucos minutos antes da meia-noite, no distrito da Guarda, no concelho de Sabugal, localidade de Pena Lobo. O fogo com duas frentes é combatido por 75 operacionais e 19 meios terrestres.

Cerca de 960 operacionais estão hoje a combater nove incêndios, considerados de maior dimensão, nos distritos de Aveiro, Braga, Guarda, Porto, Viana do Castelo, de acordo com a informação disponibilizada pela Autoridade de Proteção Civil às 04:50 na sua página.

Em Aveiro estão em curso três incêndios, o maior no concelho de Arouca, na localidade de Janarde, onde 206 operacionais combatem as chamas, apoiados por 48 meios terrestres, um fogo que o presidente da Câmara de Arouca considerou, ao início da madrugada, “descontrolado”, tendo já levado à evacuação de povoações.

Ainda em Aveiro, as chamas lavram no concelho de Santa Maria da Feira, localidade de Canedo, com 56 operacionais no terreno apoiados por 14 viaturas, e também em Castelo de Paiva, localidade de Real, com 52 operacionais e 16 meios terrestres.

Em Viana do Castelo há igualmente três incêndios de dimensão considerada significativa. O maior é no concelho de Vila Nova da Cerveira, localidade de Covas, onde 183 operacionais e 61 meios terrestres combatem o fogo que começou na tarde de domingo e tem ainda duas frentes ativas.

No distrito de Viana do Castelo regista-se também um incêndio no concelho de Arcos de Valdevez, na localidade de Travanca – Cabana Maior, onde estão 167 operacionais e 55 viaturas. A Proteção Civil destaca ainda o fogo com duas frentes ativas em Igreja Vilar Murteda, combatido por 93 operacionais e 27 veículos.

Em Braga, as chamas lavram, desde o início da noite de terça-feira, em Encourados, no concelho de Barcelos, onde estão 70 operacionais, e no distrito do Porto são 58 os operacionais que combatem as chamas em Milhundos, no concelho de Penafiel.

No total, 960 operacionais estão atualmente no terreno.

A Proteção Civil destaca na página como “ocorrências importantes” os fogos com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos, mas apenas contempla os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.

Na Madeira, as chamas obrigaram mais de mil pessoas a abandonar as suas casas e os hotéis onde estavam alojadas, na sequência do fogo que na terça-feira atingiu a zona baixa da cidade do Funchal.

As chamas deflagraram nas zonas altas do Funchal, em São Roque, pelas 15h30 de segunda-feira e, na terça-feira à noite o fogo desceu à baixa, havendo ainda incêndios a lavrar noutros concelhos da ilha.

Os incêndios já provocaram um morto, centenas de desalojados, dois feridos graves e evacuações de dois hospitais, lares de idosos e alguns hotéis na Madeira.


Conteúdo Recomendado