Guarda e Castelo Branco com risco "muito alto" de exposição à radicação UV

Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco ‘Muito Alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

O instituto colocou em risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação UV as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Porto Santo, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada.

A Horta está com níveis ‘Altos’ e as Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores apresentam risco ‘Moderado’ de exposição à radiação UV.

Nas regiões com níveis ‘Muito Alto’ e ‘Alto’, recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Alto’), 8 a 10 (‘Muito Alto’) e superior a 11 (‘Extremo’).

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral das regiões norte e centro até meio da manhã, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte a partir da tarde no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 65 quilómetros por hora, e sendo temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve e pequena descida da temperatura máxima na região centro e no Alentejo e subida da máxima no Algarve.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas e vento moderado de nordeste.

Para os Açores está previsto períodos de céu muito nublado, aguaceiros e vento nordeste moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 23, em Vila Real entre 14 e 27, em Viseu entre 13 e 26, em Bragança entre 14 e 29, na Guarda entre 12 e 25, em Coimbra entre 16 e 26, em Castelo Branco entre 16 e 32, em Portalegre entre 13 e 33, em Santarém entre 15 e 29, em Évora entre 13 e 33, em Beja entre 16 e 33, em Faro entre 20 e 31, no Funchal entre 20 e 24, em Ponta Delgada entre 17 e 21, na Horta 18 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 22.


Conteúdo Recomendado