Feira Farta regressa ao Mercado Municipal da Guarda este fim de semana

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, o principal objetivo deste certame, que vai na sua 2ª edição, “é fomentar a valorização das freguesias do concelho, dos seus recursos e produtos.”

O Município da Guarda irá promover, no sábado e domingo, dias 24 e 25 de setembro, a segunda edição da Feira Farta, que pretende que seja uma iniciativa envolvente, criando um conjunto de redes e sinergias, que permitam a consolidação e o desenvolvimento do território.

Durante dois dias os visitantes vão poder conhecer o concelho da Guarda nas suas diversas vertentes com especial distinção na riqueza dos seus produtos agroalimentares.

Nesta segunda edição irão participar as 43 freguesias do concelho que levam à cidade os seus produtos, tradições, gastronomia e muita animação.

A envolvente do Mercado Municipal continua a ser o local escolhido para a realização desta iniciativa, onde cores, sabores, cheiros e emoções se misturam na Feira Farta, sempre em permanente contacto com os produtos da terra.

A edição de 2016 da Feira Farta irá também contar com uma tenda que irá acolher as 43 freguesias do concelho e seus produtores, uma zona de gastronomia e um palco para animação.

Segundo a organização, “as freguesias vão criar o seu próprio espaço tendo como ponto de partida os seus saberes, tradições ancestrais e práticas agrícolas tradicionais como a recriação da Taverna (En)Cantada, (reconstituição de um teatro tendo como cenário uma taberna), uma malhadeira, recuperação de músicas antigas bem como a construção de um forno a lenha típico para cozer pão e folares.”

A autarquia conta este ano com a participação de de mais de duas centenas de produtores e cerca de de meio milhar de produtos.

A Feira Farta contempla também um conjunto de degustações, em que as Juntas de Freguesia e os vendedores do mercado Municipal apresentam um conjunto de verdadeiras iguarias.

A zona de gastronomia será constituída por cinco espaços que serão assegurados pelos cinco Bairros dos Santos Populares, sendo um da responsabilidade da AcriGuarda, que vai apresentar vários pratos com a carne jarmelista.

Autarquia aposta na animação

Também as coletividades do concelho irão animar o espaço, num protocolo de colaboração com a autarquia, nomeadamente o Grupo de Cantares de Arrifana, Grupo de Concertinas do Carapito S. Salvador, Rancho Folclórico de Videmonte, Grupo de Cavaquinhos dos Trinta, Centro Cultural da Guarda e Grupo de Cantares da Faia.

No dia 24 de setembro, (sábado) pelas 21 horas, sobe ao palco uma revista de comédia musical “E porque não emigras?”, com Patrícia Candoso, Carlos Areia, Marta Fernandes, Paulo Patrício e Rosa Soares.

No dia 25 de setembro (domingo), pelas 18 horas, decorrerá um concerto com Marco Paulo.

Pode consultar o programa na íntegra aqui.


Conteúdo Recomendado