Câmara de Gouveia aposta na prevenção de incêndios florestais

O município de Gouveia, na Serra da Estrela, anunciou hoje que no âmbito do seu plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios iniciou diversas ações de prevenção de incêndios, que vão prolongar-se pelo ano de 2017.

A autarquia presidida por Luís Tadeu refere em comunicado que as ações “consistem na redução da carga de combustíveis e na melhoria da rede viária florestal, através da regularização da superfície de caminhos, beneficiação/construção de valetas, desobstrução e construção de aquedutos, assim como a execução de parcelas de gestão de combustível através do uso da técnica de fogo controlado”.

Na área das freguesias de Gouveia, São Paio e Folgosinho, aquele município do distrito da Guarda dá conta do início da execução da rede secundária de gestão de combustível em 61 hectares de área florestal.

A intervenção consiste na limpeza dos matos numa faixa de dez metros para cada lado dos caminhos florestais.

“De igual modo, nas freguesias de Gouveia, São Paio, Folgosinho e União das Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra estão em curso operações de regularização da plataforma, desobstrução e construção de aquedutos em cerca de 75 quilómetros de rede viária florestal”, é indicado.

Segundo a autarquia, as referidas operações foram financiadas pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Na freguesia de Folgosinho, num local designado por Ribeira dos Termos, o município de Gouveia já procedeu à gestão de combustível em 50 hectares, de acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Naquela zona foi realizada uma ação de fogo controlado em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Clube de Caça e Pesca de Folgosinho e com as equipas de Sapadores Florestais de Folgosinho (Gouveia), de Santa Maria (Manteigas) e de Fernão Joanes (Guarda).

Para finalizar as ações de prevenção contra incêndios para o ano de 2017, o município de Gouveia anuncia que viu aprovada uma candidatura, no âmbito do Programa PDR 2020, no valor de 213 mil euros.

A candidatura tem por objetivo beneficiar um total de 63 quilómetros de rede viária florestal, em áreas da freguesia de Gouveia e da União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, que foram “severamente afetadas” por um incêndio florestal em 2015, refere a fonte.


Conteúdo Recomendado