Câmara da Guarda aumenta apoios a associações de bombeiros do concelho em 2017

Município da Guarda

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou esta segunda-feira que em 2017 a autarquia vai aumentar os subsídios às associações humanitárias de bombeiros do concelho em 30% face a este ano.

Segundo o autarca, que esta segunda-feira procedeu à entrega da segunda parcela das verbas anuais atribuídas às três associações de bombeiros do município – Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra -, no valor global de 52.500 euros, em 2017 as três instituições irão receber um valor total de 68.250 euros.

Na cerimónia, Álvaro Amaro explicou que em 2017 o município irá pagar cerca de meio milhão de euros às várias coletividades culturais, desportivas e associações de bombeiros, que serão entregues por duas vezes, tal como em 2016 e em 2015.

No entanto, devido à realização das eleições autárquicas, no próximo ano os valores serão entregues em duas parcelas, mas mais cedo, ou seja, em março e em julho, quando anteriormente os pagamentos foram feitos em junho e em dezembro.

A concessão dos apoios financeiros às coletividades teve por base o regulamento criado pela autarquia da Guarda para o efeito, com o objetivo de “dar a possibilidade a todas as associações de conhecerem as linhas que vão trabalhar ao longo do ano e, assim, delinearem o programa de atividades a desenvolver”.

O presidente da direção dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Luís Borges, entidade que este ano recebeu um apoio total de 34 mil euros, disse aos jornalistas que a verba da autarquia é insuficiente para garantir o funcionamento da corporação “com total eficácia”, mas saudou o anunciado aumento para o próximo ano.

Os bombeiros de Gonçalo receberam 10.300 euros que vão ser aplicados em equipamentos e na renovação de viaturas, segundo o presidente Pedro Pires.

António Fontes, presidente dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra, que foram apoiados com um valor global que ultrapassa os oito mil euros, disse que a verba servirá “para pagar uma parte da publicidade do concurso” relacionado com a construção do novo quartel.

Os bombeiros de Famalicão da Serra pretendem iniciar em janeiro as obras de construção do novo edifício do quartel, após a aprovação de financiamento comunitário.

Segundo António Fontes, a candidatura do projeto de construção do quartel a fundos europeus, no valor de 618 mil euros, foi aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos que assegura 85% do valor global da obra (525 mil euros), sendo os restantes 15% da componente nacional suportados pela Câmara Municipal da Guarda em 85% e pela corporação.


Conteúdo Recomendado