Festa das Luzes em Belmonte

Natal não é a única quadra da época. Também por cá se celebra o Hanukkah.

Nesta altura do ano, o Natal está presente nas notícias, na decoração das ruas, na televisão, mas esta não é a única quadra religiosa da época.

Para os judeus, celebra-se no 25.º dia do nono mês do calendário eclesiástico hebraico, este ano de 24 a 31 de dezembro, o Hanukkah, Festa das Luzes, em português.

Existem em Portugal três grandes comunidades judaicas: a Comunidade Israelita de Lisboa, a Comunidade Israelita do Porto e a Comunidade Judaica de Belmonte, localidade onde a cultura e da tradição hebraicas se mantiveram vivas desde o início do século XVI até aos dias de hoje.

É em Belmonte que se celebra todos os anos a Festa das Luzes. Este ano de 24 a 31 de dezembro, com a cerimónia de inauguração oficial realizada hoje, dia 26.

Haverá, nesse dia, distribuição de bolos do Hanukkah e, nos seguintes, o lançamento de um livro, uma exposição no Museu Judaico e um espetáculo de fogo.

No judaísmo, este período assinala a libertação e purificação do Templo de Jerusalém e a revolta contra os selêucidas, liderada por Matatias Macabeu e os seus cinco filhos, conforme está descrito no Antigo Testamento.

“Após a libertação do Templo, verificou-se que só havia azeite suficiente para manter a chama eterna acesa por mais um dia. Contudo, a chama ardeu durante oito dias, o tempo necessário para se fazer e consagrar mais azeite para o Templo”. Daí a designação Festa das Luzes.

A tradição mais simbólica do Hanukkah é o acender das velas do Menorá, uma por dia, recordando os oito dias em que a chama ardeu milagrosamente no Templo de Jerusalém.

O nono braço do candelabro, colocado no centro e mais alto que os restantes, é o shamash, a vela que é usada para acender as restantes.

Também nesta noite, especialmente entre crianças, é tradição jogar Dreidel, um pião de quatro lados usado para fazer apostas com doces ou frutos secos.

Não faz parte da cultura judaica trocar presentes durante o Hanukkah, mas devido à familiarização com o Natal cristão, os judeus terão começado também a oferecer prendas nesta quadra, sobretudo às crianças.

Devido às origens ligadas ao azeite, a Festa das Luzes está ligada também a tradições de culinária. Doces fritos, como as rabanadas ou os sufganiot (um doce que leva açúcar, farinha e canela), são obrigatórios.


Conteúdo Recomendado