Associação de freguesias da Guarda promove produtos tradicionais em Lisboa

Uma associação que abrange várias freguesias do concelho da Guarda anunciou hoje que vai divulgar e vender diversos produtos tradicionais em Lisboa, durante uma atividade a realizar no domingo, no largo da Igreja, em Benfica.

Segundo José Morgado, presidente da Associação de Desenvolvimentos das Freguesias da Encosta da Serra da Estrela (ADEFES), composta pelas juntas de Vale de Estrela, Fernão Joanes, Meios, Videmonte, Maçainhas, Guarda e União de Freguesias de Corujeira e Trinta, aquela entidade realiza a iniciativa pela quinta vez com o objetivo de promover os produtos endógenos locais junto dos habitantes da capital.

Queijo de ovelha Serra da Estrela, requeijão, enchidos (morcela, chouriça e farinheira), mel, bolos, pão caseiro cozido em forno de lenha, folar da Páscoa, doces, licores, filhoses, frutos secos, batatas e hortícolas, são alguns dos produtos que a associação levará até Lisboa, no domingo.

A mostra funcionará entre as 9 e as 17 horas e permitirá que as pessoas interessadas possam adquirir vários produtos endógenos da região da Guarda “de que ouvem falar, mas que não têm contacto com eles”, justificou José Morgado à agência Lusa.

A iniciativa é realizada nesta altura do ano para que os habitantes de Lisboa possam saborear produtos da Guarda na quadra da Páscoa, segundo o responsável.

O presidente da ADEFES espera que o evento tenha êxito, tal como aconteceu nas quatro edições anteriores, indicando que os produtos regionais que serão apresentados ao público “são de elevada qualidade” e alguns possuem “fama a nível nacional e internacional”, como é o caso do queijo de ovelha típico da Serra da Estrela.

“De facto, os nossos produtos têm tido boa aceitação em Lisboa e quando as pessoas sabem que estamos lá visitam-nos e compram sempre alguma coisa”, concluiu.

A deslocação da ADEFES é realizada no âmbito de uma parceria existente entre as câmaras da Guarda e de Lisboa, destinada à promoção dos produtos endógenos na capital.


Conteúdo Recomendado