De acordo com a autarquia, a candidatura prevê a instalação de condomínios de Aldeia nas referidas localidades, que “se traduz numa intervenção nas faixas de gestão de combustível de 100 metros, em consonância com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Celorico da Beira”.
O projeto contempla a aquisição de um destroçador de matos, a promoção de ações de sensibilização de capacitação da população para a gestão dos resíduos florestais/agrícolas e intervenções nas referidas localidades.
Estão previstas ações de “desmatação, podas, desramas, abates de pinheiros-bravos e adensamentos de algumas espécies autóctones e implementação de três ecopontos/ecocentros florestais para a recolha de resíduos florestais”. Prevê-se ainda criar um percurso de meditação, um pequeno espaço de lazer, com equipamentos de fitness urbano, destinado a adultos e a limpeza do leito de uma linha de água.
A autarquia salienta que no âmbito do mesmo Programa, estão a decorrer trabalhos também nas localidades de Espinheiro, Rapa e Lajeosa do Mondego.