Amanhã é dia de Capeia Arraiana em Aldeia do Bispo

Amanhã, dia 12 de agosto, há encerro, capeia e desencerro nesta aldeia do concelho do Sabugal.

Agosto chegou e com ele traz a época intensiva das Capeias Arraianas, a peculiar corrida de touros com forcão que se realiza em várias freguesias do concelho raiano.

Segundo o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), a Capeia Arraiana é “uma manifestação tauromáquica específica das comunidades de onze freguesias do concelho do Sabugal, caracterizada pelo facto de a lide do touro bravo ser realizada com o auxílio do forcão, estrutura triangular em madeira suportada pelo grupo de homens que enfrenta as investidas do touro”.

A Capeia Arraiana, que anualmente atrai milhares de pessoas à região transfronteiriça é reconhecida como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, bem como se encontra registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (PCI).

O Encerro realiza-se logo de manhã e consiste na recolha e encaminhamento dos touros para o curral ou currais preparados junto à praça. A recolha dos touros é efetuada por cavaleiros com o auxílio de cabrestos, (touros castrados) e vacas mansas, utilizadas não apenas para encorajar os touros no seu percurso para a povoação e assegurar o seu Encerro no curro, mas também nas próprias Capeias, para auxiliar a entrada e a retirada na praça dos touros mais renitentes.

Terminada a capeia, tem lugar o desencerro dos bois que são conduzidos ao lameiro ou à quinta do seu proprietário, acompanhados novamente pelos cavaleiros. Este é um saber cuidadosamente transmitido entre gerações pelas gentes da raia.

O ponto alto da época acontece a 16 de agosto com o tradicional festival “Ó Forcão Rapazes!”, este ano realizado na praça de Aldeia da Ponte e, onde as equipas rivalizam para conseguir a melhor lide naquele que já é considerado o “campeonato do mundo do forcão”, assim designado pelo Sabugal ser o único sítio do planeta onde os touros são corridos desta maneira.

CAPEIAS E ENCERROS
Quadrazais

ENCERRO – CAPEIA

3 de agosto

Lageosa da Raia

ENCERRO – CAPEIA -DESENCERRO

6 de agosto

Rebolosa

ENCERRO – CAPEIA

7 de agosto

Aldeia do Bispo

ENCERRO – CAPEIA -DESENCERRO

12 de agosto

Soito

ENCERRO – CAPEIA

13 de agosto

Nave

CAPEIA

14 de agosto

Ozendo

CAPEIA

14 de agosto

Aldeia da Ponte

ENCERRO – CAPEIA -DESENCERRO

15 de agosto

Aldeia da Ponte

FESTIVAL “Ó FORCÃO RAPAZES”

16 de agosto

Vale de Espinho

CAPEIA

16 de agosto

Alfaiates

ENCERRO – CAPEIA

17 de agosto

Forcalhos

ENCERRO – CAPEIA -DESENCERRO

19 de agosto

Fóios

ENCERRO – CAPEIA

20 de agosto

Aldeia Velha

ENCERRO – CAPEIA – DESENCERRO

25 de agosto

TOURADA À PORTUGUESA
Aldeia da Ponte Corrida de Toiros Mista 11 de agosto

Conteúdo Recomendado