Álvaro Amaro quer Conselho Estratégico do Investimento na Guarda

A ser eleito presidente da autarquia, pretende também criar uma bolsa anual de 50 estágios para jovens até aos 30 anos. O candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, prometeu ontem a criação de um Conselho Estratégico do Investimento para fomentar a economia e o emprego no concelho. Na apresentação dos […]

A ser eleito presidente da autarquia, pretende também criar uma bolsa anual de 50 estágios para jovens até aos 30 anos.

O candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, prometeu ontem a criação de um Conselho Estratégico do Investimento para fomentar a economia e o emprego no concelho. Na apresentação dos candidatos aos órgãos autárquicos, durante uma sessão realizada no Jardim José de Lemos, o candidato anunciou algumas das bases do projeto autárquico que tem para o concelho, que inclui vários setores.
No plano económico, anunciou a criação de um Conselho Estratégico do Investimento composto por homens e mulheres, alguns residentes no estrangeiro. “Vamos dialogar com eles, vamos pedir-lhes que, pelo orgulho da terra, possam investir” na Guarda, disse. A ser eleito presidente da autarquia, pretende também criar uma bolsa anual de 50 estágios para jovens até aos 30 anos; criar uma “via verde” para licenciamento de obras de reabilitação e para projetos que tenham “impacto na criação de emprego”.
Álvaro Amaro também defendeu a modernização e reabertura da linha da Beira Baixa, entre a Guarda e a Covilhã; prometeu resolver o problema do estacionamento no centro histórico da cidade e cobrir a rua do Comércio e “dar-lhe um cunho europeu”.
No plano cultural, anunciou a alteração do nome do Teatro Municipal da Guarda para Teatro Nacional da Guarda, como reconhecimento e homenagem “ao bom cartaz cultural” daquele equipamento. No turismo, aposta na realização da primeira feira Ibérica do Turismo, para “captar para a Guarda o turismo da Europa” e prometeu operacionalizar um esquema para que os turistas europeus sejam ressarcidos dos valores pagos em portagem até à cidade “desde que durmam uma noite na Guarda”. Entre outras ideias, prometeu ainda devolver o Hotel de Turismo à cidade (que está fechado após ter sido vendido pela autarquia ao Turismo de Portugal) e fazer da Guarda “uma referência importante em termos bioclimáticos”, do ar, da saúde e em termos ambientais. Na sessão, realizada ao ar livre, foram apresentados os candidatos da coligação PSD/CDS-PP à Câmara Municipal da Guarda e o cabeça de lista à Assembleia Municipal, o cientista Carvalho Rodrigues.
O ex-líder do PSD Luís Marques Mendes esteve presente na Guarda onde elogiou as capacidades do candidato Álvaro Amaro e lembrou tratar-se de “uma figura nacional, capaz de ajudar a colocar a Guarda no mapa”. Já o representante do CDS-PP, João Rebelo, disse ter “a certeza absoluta” de que a coligação vai ganhar as eleições no concelho. Para as eleições de 29 de setembro, para além de Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP) são conhecidos mais cinco candidatos à presidência da autarquia da Guarda, liderada pelo socialista Joaquim Valente, que não se recandidata. O PS candidata o advogado José Martins Igreja, a CDU aposta no ambientalista Mário Triunfante Martins e o BE candidata o ex-presidente da Associação Académica da Guarda Marco Loureiro. Concorrem ainda dois independentes: Virgílio Bento (professor de Filosofia, ex-vice-presidente da autarquia e atual vereador sem pelouros) e Baltasar Lopes (presidente da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa).


Conteúdo Recomendado