Aluno finalista de Engenharia Informática da UBI selecionado para Google Summer of Code

O aluno finalista da licenciatura em Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), André Marques, foi galardoado e selecionado para a Google Summer of Code, pelo trabalho que resultou do projeto final de curso, sob orientação do Professor Paul Crocker, desenvolvido no Grupo de Investigação do Departamento de Informática da UBI, Rlease.

A Google Summer of Code (GSoC) visa desafiar talentos da informática de todo o mundo com projetos e ideias técnicos de relevo. O aluno selecionado tem agora um prazo determinado para desenvolver este projeto e defendê-lo nas instalações da Google, na Sillicon Valley, nos Estados Unidos da América.

A Google Summer of Code (GSOC) é um programa prestigioso ao nível mundial que oferece aos melhores alunos bolsas para trabalharem em projetos de desenvolvimento e software para projetos de código aberto. Este ano, o aluno finalista da UBI, André Marques, do Departamento de Informática, na sequência do seu projeto do fim do curso orientado pelo professor Paul Crocker no Laboratório do Grupo Rlease – RELiablE And SEcure Computation Group, foi um dos alunos escolhidos para entrar neste programa.

O seu projeto do fim do curso envolve a escrita de software que permite usar melhor cartões de memória no computador de baixo custo e tamanho, RasberryPi , que tem o tamanho dum cartão de credito usando um sistema operativo de tempo real chamado RTEMS. Este sistema operativo tem grande relevância ao nível nacional sendo usado nos satélites de ESA e cujo centro está sediado na empresa portuguesa Edisoft em Lisboa.

O projeto de André Marques no GSOC 2014 é melhorar o suporte no RTEMS para outros dispositivos externos do RasberryPi.


Conteúdo Recomendado