Aluno da UBI cria aplicação para melhorar espaço público

Um aluno da Universidade da Beira Interior (UBI) criou uma aplicação através da qual as pessoas podem identificar problemas e deixar sugestões de melhoramento urbano com vista a uma melhor gestão do espaço público.

Em comunicado, a UBI especifica que a aplicação é de “utilização simples” e que “possibilita a publicação de uma fotografia do local para o qual se tem uma proposta, sugestão ou reclamação, acompanhada de um pequeno texto explicativo e da localização GPS do telemóvel”.

Com a denominação “Participo.eu”, a aplicação para ‘smartphone’ foi desenvolvida por Henrique Oliveira, que é arquiteto e urbanista e que está atualmente a tirar o doutoramento em Sociologia, na UBI.

Neste projeto, Henrique Oliveira integrou a possibilidade de as entidades públicas, como juntas de freguesia ou municípios, aderirem ao sistema, recebendo por ‘e-mail’ a notificação das questões apresentadas em relação à sua área de atuação.

“A aplicação poderá também ser utilizada por associações de moradores ou outros grupos que, de forma semelhante às autarquias, poderão contratar, a custo muito reduzido, o serviço de notificação das ‘postagens’ relativas à sua área de interesse”, acrescenta a informação.

Segundo o referido, a aplicação para ‘smartphone’ já se encontra disponível na Android Play Store e, de momento, as participações são anónimas e não são públicas, mas em breve será possível criar perfis e visualizar as publicações dos outros utilizadores.

Citado na nota de imprensa, o autor do projeto refere que o “principal objetivo desta aplicação é dar voz às populações, que são quem conhece e vivencia os problemas dos espaços públicos das grandes ou pequenas localidades, mas que não dispõem de um meio fácil e acessível para relatar e propor soluções para problemas existentes”.

“Com esta nova ferramenta, o meio para fazer a participação estará no telemóvel”, acrescenta Henrique Oliveira.

O autor da ferramenta frisa ainda que o trabalho parte do “princípio que da participação pública emergem bons frutos, resultados reais, soluções endógenas, que, atendendo adequadamente às necessidades das pessoas e comunidades, promovem a integração social e o sentimento de pertença e, consequentemente, reduzem os vandalismos e aumentam a confiança no trabalho dos autarcas”.

No âmbito deste projeto vão ainda ser promovidas caminhadas com a população para incentivar o envolvimento cívico na identificação de problemas urbanos, como acessibilidades, barreiras urbanísticas, segurança, iluminação e na elaboração de propostas de melhorias.

Numa segunda fase, a participação terá lugar em fóruns presenciais e virtuais, para discussão e definição de ações coletivas e prioridades, para os quais as autarquias e outras entidades serão convidadas a participar e contribuir.

No desenvolvimento deste projeto, Henrique Oliveira contou com orientação de Catarina Sales, docente do Departamento de Sociologia e com a parceria da Novageo Solutions.


Conteúdo Recomendado