Alunas do IPG no grupo de finalistas do Prémio Nacional EDP University Challenge

Um grupo de alunas da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda (ESECD/IPG) ficou entre os cinco finalistas do Prémio Nacional EDP University Challenge 2015. A divulgação dos resultados e a entrega de diplomas teve lugar ontem, dia 21 de Outubro, em Lisboa.

Tratou-se de uma iniciativa da EDP – Energias de Portugal, SA que teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento da excelência na formação académica complementar de estudantes ao nível da licenciatura, pós-graduação e mestrado. Assim, pretendeu-se premiar as vertentes académicas e científicas dos trabalhos apresentados pelas equipas que responderam a este desafio, ao mesmo tempo que se procurou promover uma maior interligação entre as universidades e o mundo empresarial. Este ano, o University Challenge desafiou a comunidade académica de todo o país a juntar-se à EDP na missão de dar expressão prática à assinatura que serve de base ao plano de expansão hidroelétrico “Uma barragem, um futuro melhor”.

O grupo da ESECD/IPG que apresentou o projeto “Sabor + Terra comVida” foi constituído pelas alunas Ana Andrade, Daniela Cardoso, Sofia Costa e Mariana Carvalho, as quais foram acompanhadas pela professora Regina Gouveia. Este projeto, que ficou entre os cinco finalistas, estava relacionado com empreendedorismo jovem e a prática da agricultura biológica na Região do Baixo Sabor.

Para estas alunas foi bastante gratificante ter chegado a esta fase. Daniela Cardoso referiu que “neste grupo de cinco finalistas estavam presentes alunos da Universidade Católica e do ISCTE, entre outras conhecidas instituições de ensino superior. O facto de o Instituto Politécnico da Guarda estar presente é sinal de que estamos ao mesmo nível e a nossa formação é de qualidade e dá-nos possibilidade de competirmos sejam com quem for”. Sofia Costa, outra aluna que integrou este grupo finalista, comentou que “foi muito bom termos conseguido chegar a esta fase, em Lisboa, apresentarmos o nosso projeto e representarmos o IPG, chegando à plataforma dos cinco finalistas.”


Conteúdo Recomendado