Aluna da UBI vence concurso ibérico de ilustração

Mariana Matos, estudante da Universidade da Beira Interior, ficou em primeiro lugar na recente edição do Concurso de Bolsas Wacom.

Mariana Matos, estudante da Universidade da Beira Interior (UBI), ficou em primeiro lugar na recente edição do Concurso de Bolsas Wacom, uma competição ibérica de ilustração. A aluna do 3.º ano de Design Multimédia participou com o trabalho designado “Live”, tendo vencido um concurso que, segundo a organização, teve “um nível elevadíssimo”.

O desenho era um dos candidatos ao tema “Vive” e retrata uma personagem feminina no meio de uma luta entre seres mágicos, uns com o objetivo de a salvarem, os outros com intenções opostas, a simbolizar uma disputa entre a vida e a morte. “Recorre a cores vivas, em tons de azul, verde e rosa, inspirados na natureza”, especifica Mariana Matos que, com este trabalho, superou as concorrentes da Escuela de Arte de Tenerife e da Lightbox Academy (Madrid), respetivamente segunda e terceira classificadas, além de candidatos provenientes de universidades portuguesas.

Natural da Covilhã, e desde muito cedo vocacionada para a área artística, a estudante do 1.º Ciclo/Licenciatura da Faculdade de Artes e Letras reconhece que o curso de Design Multimédia lhe transmite ferramentas que contribuíram para o sucesso neste concurso, mas também para o futuro profissional no campo da ilustração. “Tenho vindo a interessar-me por essa área, seja ilustração de livros ou de banda desenhada, e tenho participado cada vez mais em concursos”, explica Mariana Matos, destacando as mais-valias do curso para o futuro profissional: “Ajuda bastante em termos de utilização de programas informáticos especializados e também na aprendizagem ao nível do design. Aprendemos a organizar o próprio desenho e, se tivermos de fazer uma ilustração para um livro ou um cartaz, podemos usar as noções adquiridas para realizar esses trabalhos. Nesse sentido, o curso ajuda muito”.

Este foi o primeiro prémio conquistado por Mariana Matos, mas a aluna da UBI tem já três ilustrações publicadas num livro organizado pela “Ajudaris”, cuja receita das vendas reverte para fins de solidariedade.

Desta vez venceu o concurso promovido pela empresa “Tangram Solutions”, recebendo como prémio uma mesa de desenho, uma caneta 3D e um montante em dinheiro.


Conteúdo Recomendado