Este concurso é uma iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e destina-se às empresas e serviços aderentes Natural.PT, tendo como objetivos premiar e reconhecer boas práticas em iniciativas, implementadas na RNAP, que promovam o desenvolvimento sustentável das áreas protegidas, divulgando ativamente os seus valores, contribuindo para a sua visitação, alertando e consciencializando a sociedade civil para a importância do desenvolvimento numa ótica de equilíbrio ambiental, económico e social; dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e/ou instituições que identificaram uma oportunidade nas áreas protegidas e que contribuíram para o seu desenvolvimento sustentável; e promover às áreas protegidas enquanto espaços de visitação, regiões de elevado valor natural e cultural e territórios com potencial económico.
“Tendo como valores a preservação, inovação, serviço de qualidade e preço justo, a Alquimia do Paladar é um local onde pode encontrar produtos gastronómicos variados, num ambiente acolhedor, que apela ao prazer da degustação. Chás, compotas, mel e produtos de colmeia, bolachas e biscoitos, chocolates, vinhos, queijos, enchidos, conservas, patês, azeites e vinagres, especiarias, produtos biológicos e regionais, bem como acessórios diversos, podem ser aqui encontrados para lhe proporcionar momentos únicos. Criada a pensar em si, a qualidade dos produtos e a sua seleção criteriosa garantem os elevados padrões de qualidade que permitem aqueles momentos únicos de degustação. Prefere ainda os produtos nacionais, porque em termos gastronómicos são os melhores que se podem encontrar em todo o mundo e porque a economia portuguesa merece que lhe demos o impulso necessário para sermos autónomos neste setor produtivo”.
“Localizada na Praça Luís de Camões, na Guarda, a Alquimia do Paladar leva aos clientes o conceito de uma mercearia especializada, orientada “Para o prazer da degustação” e acessível a todos(as). Cria e divulga produtos gastronómicos de qualidade, criteriosamente selecionados, num leque variado e dinâmico, preferencialmente portugueses e com apresentação simples, mas cuidada. O atendimento personalizado e a satisfação dos clientes, num ambiente sóbrio e acolhedor são uma constante. Aposta nos critérios de relação justa entre qualidade e preço, tendo em atenção a adequação ao cliente específico. O embalamento dos produtos está adequado à finalidade pretendida pelo cliente e às regras básicas de conservação, transporte e higiene alimentar, tendo por base uma apresentação cuidada, com baixo custo, utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis.”