O evento foi organizado pelo Município de Almeida com o objectivo de promover o turismo cinegético, os recursos e as potencialidades do território, assim como o turismo gastronómico com especial destaque para produtos endógenos e pratos de caça e pesca.

A Feira integrou um espaço de mostra e venda de artigos de caça e pesca, artesanato, produtos agroalimentares, exposição de árvores e de plantas autóctones, exposição de cães de matilhas, exposição de pesca interativa e educação ambiental, taxidermia de aves e mamíferos e mostra de maquinaria agrícola.
Entre as múltiplas atividades que integraram o programa destaque para as montarias ao javali, largada de perdizes, demonstração de aves de rapina, show de papagaios e araras, tiro virtual, concurso de pesca para adultos e crianças, entre outras. Os mais novos tiveram a possibilidade de participar em oficinas de educação ambiental, passeios de burro, navegar num barco pirata, uma viagem pela quinta dos animais.
A realização de showcookings deram a conhecer os melhores sabores do território. O evento também integrou prova de vinhos, cerveja artesanal, licores e cidra. As tasquinhas serviram iguarias de caça, pesca, enchidos e doçaria tradicional.
A rota gastronómica pelos restaurantes e pastelarias do concelho assim como do Roteiro Turístico “3 dias para ver e sentir o concelho de Almeida” mostraram o que de melhor o concelho de Almeida tem para oferecer.
Os concertos com Joana Santos, Calema e Toy, atraíram milhares de pessoas.
