Aldeias de Montanha lidera consórcio para valorização dos recursos no território

Consorcio

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) lidera um consórcio para valorização dos recursos do seu território em áreas como o empreendedorismo, inovação, património, turismo e empoderamento das mulheres.

Em comunicado em enviado à Lusa, a ADIRAM revela que o consórcio que lidera vai apresentar uma candidatura “para o reconhecimento da Rede de Aldeias de Montanha enquanto Estratégia de Eficiência Coletiva Provere [Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos] para o período 2024-2027”.

O objetivo da candidatura é valorizar “os recursos inimitáveis” do território em áreas como “a inovação e empreendedorismo, empoderamento da comunidade e das mulheres, a inovação social e redes colaborativas, a capacitação e animação territorial, a preservação do património, o desenvolvimento do ecossistema de turismo, a digitalização do território, a valorização dos saberes e produtos da montanha”. O projeto, salienta a ADIRAM, materializa a “visão estratégica da Rede de Aldeias de Montanha para a próxima década e resulta de um processo de auscultação que envolveu dezenas de entidades públicas e privadas e representantes das comunidades”. A associação sustenta que é “um processo de cocriação que pretende inspirar e mobilizar o território”.

O contrato de consórcio denominado Rede de Aldeias de Montanha 2030 foi assinado formalmente na passada terça-feira na Covilhã (distrito de Castelo Branco).

A ADIRAM evidencia que o contrato “materializa um compromisso para a gestão e governação de um projeto agregador onde as comunidades, os agentes económicos e sociais se reconheçam enquanto participantes ativos na operacionalização conjunta de um projeto capaz de valorizar as Aldeias de Montanha e todo o território de montanha das Serras da Estrela e da Gardunha”. O consórcio envolve 90 parceiros. Inclui “todos os municípios do Parque Natural da Serra da Estrela e áreas contíguas, as comunidades intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela e Região de Coimbra, entidades do sistema científico nacional, representantes das comunidades e associações, empresários entre outras entidades”, refere a ADIRAM.

A ADIRAM, com sede em Seia, no distrito da Guarda, integra 41 localidades de nove concelhos dos distritos de Castelo Branco, de Coimbra e da Guarda.


Conteúdo Recomendado